O PSD criticou a disposição de lugares na Assembleia Municipal de Anadia, na última sessão do órgão, afirmando que «fere brutalmente e viola o direito da oposição», referindo-se ao facto de os sete deputados eleitos estarem de um lado da sala e os três presidentes da Junta de Freguesia, também do Partido Social-Democrata, estarem do outro.

No requerimento, a bancada do PSD declara que «os deputados se devem sentar da esquerda para a direita conforme a sua ideologia política». «A decisão do senhor presidente em separar os membros da mesma bancada, impede e constrange o livre exercício dos deputados municipais. O PSD requer que sejamos sentados juntos e à direita do senhor presidente da Assembleia Municipal», apelaram.

Para a bancada do Movimento Independente Anadia Primeiro, a redação do documento é «demasiado intriguista», defendendo que «por inerência os presidentes de Junta pertencem à Assembleia, mas não são deputados» e que «sempre ficaram juntos».

O requerimento, segundo Manuel Pinho, presidente da Assembleia Municipal, «será abordado em comissão permanente». «Nunca foi minha intenção segregar quem quer que seja, nem usar meios violentos quer de origem de vocabulário, quer de origem física. O que não se pode admitir é que se faça juízos de valor sobre esta intenção», rematou.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados