O executivo camarário de Anadia aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento, no passado dia 14 de dezembro, do médico Dinis Calado, reconhecendo assim todo o trabalho desenvolvido em prol do concelho, o qual foi exercido com grande dedicação e rigor, nomeadamente as funções de Diretor Clínico das Termas de Vale da Mó, bem como pelo prestígio e reputação alcançados enquanto Urologista.

Segundo um comunicado da Autarquia “Dinis Calado, com 81 anos, era natural da Candeeira e residente no lugar de Aguim, no concelho de Anadia. Exerceu medicina durante mais de cinquenta anos, tendo iniciado a sua carreira com a especialidade em Cirurgia Geral. Contudo, foi na especialidade em Urologia que se destacou, nos 39 anos em que esteve ligado ao Hospital da Universidade de Coimbra”.

Dinis Calado era também um defensor do termalismo, tendo exercido com zelo, rigor e autoridade técnica as funções de Diretor Clínico das Termas de Vale da Mó, entre 2007 e 2021. Esteve também ligado às Termas da Curia, enquanto Diretor Clínico.

O Município de Anadia “expressa assim, à sua família, as mais sentidas condolências pela perda que sofreu”.

Aquando do seu falecimento, ao nosso jornal, Sónia Dias, secretária clínica do Centro de Medicina e Enfermagem da Mealhada, onde Dinis Calado dava consultas de urologia há 23 anos, desvendava que o médico “era bem-disposto, brincalhão, tinha sempre um sorriso e muitas histórias para contar, principalmente da sua juventude”. “Hoje telefonei a um utente dele, que não tem redes sociais, para lhe dar esta triste notícia e o senhor começou logo a chorar e a dizer que ele tanto o ajudou. Chorou ele e chorei eu”, desabafou, na ocisão, Sónia Dias, destacando as qualidades profissionais do médico, que exerceu sempre as suas especialidades mesmo depois de reformado pelo Serviço Nacional de Saúde.