O Município de Anadia aprovou, por unanimidade, na reunião de executivo, que se realizou no passado dia 23 de dezembro, a atribuição de seis Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, para o presente ano letivo de 2021/2022, no valor de mil euros cada, no âmbito do Regulamento Geral de Ação Social (RGAS).

Segundo um comunicado da Autarquia, “foram submetidas setenta e quatro candidaturas para apreciação a este benefício, contudo, após análise das mesmas, por parte da equipa técnica, apenas seis cumpriam os requisitos de atribuição previstos no RGAS. Atendendo ao facto de não poderem ser atribuídas as cinquenta bolsas de estudo definidas pelo Município, em reunião ordinária realizada, no passado dia 1 de setembro de 2021, o executivo municipal deliberou a abertura de novo procedimento com vista à atribuição das quarenta e quatro bolsas de estudo sobrantes”.

Assim sendo, os alunos interessados podem até 10 de janeiro de 2022 (inclusive), apresentar as respetivas candidaturas, através do preenchimento de um requerimento, disponível na página do Município na internet, em www.cm-anadia.pt, o qual deve ser dirigido à Presidente da Câmara Municipal. Os documentos podem ser entregues via mail (redesocial.m.anadia@gmail.com) ou presencialmente, através de marcação prévia pelo contacto telefónico 231 510 484/6, no Serviço de Ação Social do Município de Anadia.

A “Bolsa de Estudo a Estudantes do Ensino Superior” consiste num benefício monetário elegível para estudantes que estejam matriculados ou inscritos no ensino superior para frequência de cursos, devidamente homologados, que confiram os graus académicos de técnico superior profissional, licenciatura ou mestrado, ministrados em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, em Portugal.

O benefício, enfatiza o comunicado municipal “é uma prestação pecuniária anual, no valor de mil euros, destinada a comparticipar os encargos com a frequência de um curso, atribuída pelo Município de Anadia a fundo perdido”.

 

PSD sugere revisão do regulamento

Na sessão do executivo, João Nogueira, vereador eleito pelo PSD, lamentou que de cinquenta disponíveis “surpreende-me que só sejam atribuídas seis bolsas”. “Talvez seja a altura de revermos o regulamento para que sejam atribuídas as cinquenta bolsas”, disse ainda.

Jennifer Pereira, vereadora na Câmara de Anadia, explicou que o número de setenta e quatro candidaturas “é bem superior às cinquenta bolsas disponíveis”. “Passamos por diversas fases, nomeadamente, a que pedimos documentos em falta. Neste momento, só seis cumprem integralmente todos os requisitos”, explicou ainda.