A Câmara de Anadia concedeu um apoio extraordinário no valor de cinco mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) para reforçar os seus meios de atuação, no âmbito da atividade regular e operacional. A deliberação foi tomada na reunião de executivo, que se realizou no passado dia 23 de dezembro.
“A AHBVA desenvolve uma relevante atividade de interesse público, em prol da população anadiense, no âmbito do serviço municipal de proteção civil de Anadia, bem como prestando os mais variados serviços de cariz social às populações e instituições, constituindo a sua exigência e operacionalidade um fator de segurança para as populações que serve”, lê-se num comunicado de imprensa da Autarquia, que acrescenta que o apoio municipal teve também em consideração a colaboração que tem sido prestado pelo corpo de bombeiros ao Município, “nomeadamente no âmbito da proteção civil, no abastecimento de água aos reservatórios, bem como no apoio às atividades desenvolvidas no Centro de Alto Rendimento de Anadia, entre outras”.
Na sessão do executivo, Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, explicou que o Município tem vários protocolos com os Bombeiros e que, só este ano, a Associação obteve um apoio de cerca de 180 mil euros, nomeadamente, “31 mil euros para atividade regular; 50% do custo das duas Equipas de Intervenção permanente; valor do seguro; e todo o apoio solicitado, ao longo do ano, para fardamento, viaturas, etc.”. “Concedemos ainda este apoio extraordinário que é sempre uma ajuda no encerramento das contas do ano”, referiu ainda a autarca.
O apoio extraordinário foi aprovado por unanimidade pelo executivo camarário, sugerindo João Nogueira, do PSD, que “numa próxima reunião a proposta venha melhor fundamentada, porque apenas mencionar o valor de cinco mil euros, achamos logo à partida que é pouco”.