Decorreu na manhã desta quinta-feira, 23 de dezembro, na sede da empresa Certoma, na Mealhada, a entrega de máquinas de desinfeção covid-19 às corporações de bombeiros voluntários existentes no concelho, Mealhada e Pampilhosa, para uso próprio e prestação de serviços à população.

“Há um ano atrás não era expectável que a pandemia covid-19 subsistisse, apesar da vacinação, mas os números e as restrições não param de aumentar. Decidiu assim a administração da Certoma oferecer às citadas corporações máquinas de desinfeção de espaços para aplicação de peróxido de hidrogénio vaporizado que, conforme a orientação 014/2020 da DGS, é o procedimento recomendado para todos os locais onde possam ter existido pessoas contaminadas”, lê-se numa comunicação da empresa, que garante que “o processo de desinfeção com base na vaporização de peróxido de hidrogénio é uma operação feita a seco, simples e rápida, onde nada fica molhado ou húmido. A ação do Jet Fogger para desinfeção é calculada em função da volumetria das divisões. Não necessita de fazer cálculos”.

Assim, “uma ambulância demorará sete segundos a receber a vaporização e quinze minutos de portas fechadas até nova utilização, de forma a dar tempo de atuação. Numa divisão acima de trinta metros quadrados bastarão sessenta segundos. O equipamento em causa está também preparado para o combate à legionela”.

Recordamos que a Certoma, representante oficial da Rentacs em Portugal, efetuou desinfeções gratuitas onde foi solicitada, nomeadamente em infantários e escolas locais, mas, não sendo a prestação de serviços a sua atividade, foi entendimento oferecer os equipamentos aos bombeiros que podem efetuar o serviço, de forma gratuita ou remunerada, conforme seja o seu entendimento, e proceder à desinfeção de ambulâncias que transportem doentes, muitos deles contaminados, bem como de habitações.