A Comissão Política Distrital de Aveiro do Partido Socialista aprovou, na passada sexta-feira, 10 de dezembro, a lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Aveiro para as eleições legislativas, que se realizam no próximo dia 30 de janeiro. Tal como aconteceu nas de outubro de 2019, Joana Sá Pereira, oriunda da Pampilhosa, no concelho da Mealhada, ocupa o sétimo lugar da lista.

A lista aprovada na reunião da comissão política distrital do PS por 91,67% dos votos, terá que ser agora homologada na comissão política nacional, que acontece esta segunda-feira, 13 dezembro, e que será presidida por António Costa. Na lista constam novamente nomes como o de Pedro Nuno Santos (São João da Madeira) e Filipe Neto Brandão (Aveiro) em primeiro e terceiro lugares, respetivamente. Da região da Bairrada, para além de Joana Sá Pereira, da Mealhada, estão em 11.º lugar Paulo Tomaz, de Águeda, e Bruno Julião, de Vagos, em 14.º, como efetivos. Nos suplentes estão André Henriques, de Anadia, e Maria Manuela Gama, de Oliveira do Bairro.

Recordamos os nossos leitores que Joana Sá Pereira fez parte da XIV Legislatura na Assembleia da República pelo PS, tendo sido eleita em outubro de 2019, colocando assim um ponto final a um jejum de duas décadas de existência de um deputado socialista, oriundo do concelho da Mealhada, na Assembleia da República (o último tinha sido Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada na década de noventa e de 2013 a 2021).

No seu percurso académico, Joana Sá Pereira, é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na especialidade em Ciências Jurídico Forenses; foi Dirigente do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra, representante dos estudantes na Assembleia de Faculdade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fez parte da Direção do Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra.

É atualmente, no mandato autárquico de 2021 a 2025, deputada na Assembleia Municipal da Mealhada, depois de ter sido candidata à presidência do órgão pelo PS, partido que perdeu as eleições na Mealhada para o Movimento Independente Mais e Melhor.

Na passagem pela Assembleia República, entre muitas outras comissões, Joana Sá Pereira integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia com Direitos Reservados