O Município de Anadia vai promover, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB), mais uma edição do Sorteio de Natal do Comércio Local que decorrerá de 1 de dezembro de 2021 até às 17 horas de 5 de janeiro de 2022, onde serão atribuídos 100 prémios no valor de 100 euros cada um. Ontem, na sessão pública municipal, João Nogueira de Almeida, vereador eleito pelo PSD, quis saber porque “é gasto um valor de dez mil euros em prémios e um de catorze mil em despesas”, montantes justificados por Jorge Sampaio, vice-presidente da Autarquia, que garante que “só em impostos e taxas para o Ministério da Administração Interna (MAI) são cerca de seis mil euros”.

A iniciativa decorre há já alguns anos em Anadia e “tem como objetivo dinamizar o comércio tradicional do concelho, incentivando a realização de compras natalícias no mesmo”. “Já recebemos do MAI o número de licença para avançar e o procedimento é o mesmo, por cada dez euros em compras (nas lojas aderentes), os clientes têm direito a um cupão”, explicou, ontem, Jorge Sampaio, acrescentando que os cupões são colocados numa tômbola que ficará na Câmara até 5 de janeiro, decorrendo o sorteio no dia 7 desse mês, às 16 horas, no edifício dos Paços do Município. “No ano passado estiveram trezentas lojas envolvidas”, recordou.

Mas João Nogueira de Almeida, vereador eleito pelo PSD, questionou o investimento: «O montante para cem prémios é dez mil euros, mas o valor global destinado às despesas totaliza mais de vinte e quatro mil euros. Porque é que vão catorze mil euros para a ACIB?”.

Em resposta, Jorge Sampaio afirmou que “em prémios de dez mil euros, só em impostos e taxas do MAI, etc., são gastos cerca de seis mil euros” enfatizando, contudo, que “a Câmara não vai promover esta iniciativa sem que seja de forma legal”. “Cada comerciante terá uma alcatifa, um dístico e um milhar de senhas. Todo este material, o de impressão e o trabalho da ACIB também são custos que estão associados, até porque é a ACIB quem trata de tudo, nomeadamente do processo de licenciamento”, acrescentou o vice-presidente da Câmara de Anadia, que lamentou ainda: “Todos os anos questionamos a realização ou não da iniciativa, uma vez que os encargos são superiores ao valor do prémio, contudo, há uma certeza, ao fazermos será sempre assim, de forma legal».

Teresa Cardoso, presidente da Autarquia, destacou o papel da ACIB e “a importância e envolvimento dos senhores presidentes de Junta, uma vez que isto é um concurso para o concelho de Anadia no seu todo”.

Em comunicado, o Município realça “a importância do Sorteio de Natal para o comércio local, face ao atual contexto de pandemia vivido no país que provocou um impacto substancial, afetando, de forma bastante acentuada, o comércio. O incentivo à compra no comércio local revela-se fundamental para dinamizar e valorizar o comércio local, assim como incentivar os cidadãos a comprar localmente, minimizando dessa forma, o impacto negativo causado em tão importante setor da economia”.

A autarquia considera ainda que “esta ação de promoção do comércio local concorrerá para um aumento da procura de produtos e serviços, potenciando as vendas e a sustentabilidade económica dos estabelecimentos comerciais, garantindo a sua viabilidade e a manutenção dos postos de trabalho”.

 

Mónica Sofia Lopes