«Napoleão – O princípio do fim» é um novo jogo de tabuleiro em que crianças e jovens podem aprender sobre as Invasões Francesas enquanto se divertem. O novo produto da Sciense4you foi, na manhã de ontem, apresentado na Mata Nacional do Bussaco e testado pelo principal público a quem se destina – os jovens -, neste caso estudantes da Escola Básica 2 da Mealhada.

O jogo «Napoleão – O princípio do fim», desenvolvido pela Science4you, para ser jogado dos oito aos 80 anos, pretende comunicar e promover o património associado às Invasões Francesas existente nos territórios envolvidos no projeto da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal e assenta no conceito de defesa do território e de resistência do povo português, contribuindo para o desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, história e matemática. Tem como público-alvo as famílias, a comunidade escolar e, também, os turistas.

«Quisemos passar a mensagem aos mais novos do que foi a guerra napoleónica», começou por dizer Luís Pina Martins, fundador e Ceo da Sciense4you, afirmando que na marca que fundou se pretende que «as crianças aprendam enquanto brincam». «Acreditamos muito na educação por experiências e que podemos mudar o ensino fazendo a diferença», disse ainda, desafiando «à realização de um “briefing” daqui a seis meses para saber o conhecimento das crianças acerca desta matéria».

O projeto, que inclui outras iniciativas, é financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal no âmbito do projeto «Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal», que une a Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra aos municípios de Mealhada, Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mortágua, Penacova e a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).

«Esta é uma abordagem muito inovadora, que traz os jovens para a história e para o turismo. Para além disso, é um projeto que une várias entidades em prol de um objetivo comum», referiu Emílio Torrão, presidente da CIM – Região de Coimbra, acrescentando que «Napoleão é uma das figuras mais procuradas na google e nada melhor do que um jogo para cativar as pessoas a conhecerem estas invasões».

Para Teresa Ferreira, da Turismo de Portugal, «é muito gratificante perceber que com base num projeto de raiz turística, onde se fala não só de turismo, mas também de empreendedorismo, de património e de ciência. Significa que com o turismo conseguimos trabalhar um conjunto de componentes dada a transversalidade que o sector tem». «Este projeto tem outras valias, como a de elevar a fasquia e exigência relativamente a projetos de oferta turística; e a da importância do trabalho em rede», disse ainda.

Jorge Brito, secretário Executivo da CIM – Região de Coimbra, referiu também que, no âmbito da «Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal», estão a ser desenvolvidos diversos elementos de promoção dos territórios a partir das «invasões Francesas», como sejam aplicações em telemóveis, roteiros ou experiências de realidade virtual e realidade aumentada para o visitante.

«É um trabalho em que os mais jovens vão trazer os mais velhos a conhecer a história e não tenho dúvidas de que é mais uma aposta no produto turístico da região», afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

 

Texto e vídeos de Mónica Sofia Lopes

Fotografais de José Moura