Dois homens – um deles Bombeiro Voluntário na corporação de Cantanhede que ali se encontrava a passear e um outro popular que também por ali passava – resgataram do mar, na Praia de Mira, na tarde deste domingo, 14 de novembro, duas mulheres, mãe e filha, de 83 e 64 anos, naturais e residentes na Mealhada.
Terá sido perto das 17h00 do passado domingo que se deu o incidente. Segundo a imprensa local, as vítimas estariam a passear junto às rochas na praia «próximo ao campo do “Touring”», quando uma onda em «v» as apanhou desprevenidas e as arrastou para uma situação de pré-afogamento. Bombeiro e popular atiraram-se, de imediato, à água e, segundo o jornal Mira Online, «terão ficado todos entre cinco a sete minutos na água até que as vítimas pudessem ser atendidas já em terra».
«A rapidez com que o bombeiro de Cantanhede interveio fez com que as duas mulheres estivessem na água apenas “entre cinco a sete minutos”, mas o suficiente para que uma delas apresentasse um quadro de hipotermia», destacaram ontem os Bombeiros de Cantanhede, numa comunicação feita nas redes sociais, onde o bombeiro de 3.ª Luís Oliveira pormenoriza que as mulheres «estavam a molhar os pés, junto às rochas, quando foram apanhadas por uma onda em “v”». «Sem raciocinar» atirou-se logo à água e com a ajuda de um popular que se encontrava próximo conseguiram resgatar as duas vítimas do mar.

«Depois de dar o alerta para o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), Luís Oliveira permaneceu junto às vítimas até à chegada do socorro», continua a mesma comunicação da corporação de Cantanhede, que destaca que «quando os Bombeiros de Mira chegaram ao local, encontraram o bombeiro de tronco nu, por cedência da sua camisola a uma das vítimas».
No local, para além dos Bombeiros de Mira, esteve também a Polícia Marítima.
«Embora tenha estado no lugar certo à hora certa, foi a rapidez com que agiu que dá a esta história um final feliz. Para as duas mulheres que foram resgatadas da água, o Luís Oliveira é um herói. Para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, o Luís é um exemplo de coragem e do que se entende ser um bombeiro voluntário», salienta José Oliveira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Consideradas «vítimas ligeiras», a mãe, residente na Póvoa da Mealhada, foi assistida revelando «hipotermia e hipertensão», enquanto a filha, funcionária na Câmara da Mealhada e residente em Sernadelo, queixava-se dos membros superiores e inferiores e nas regiões lombar e cervical. Ambas foram reencaminhadas para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Segundo fonte familiar próxima, «as vítimas estão bem», apesar «de um pouco doridas». «Foram para os HUC, mas tiveram alta durante a noite (madrugada de segunda-feira)», disse, ao nosso jornal na tarde de ontem, a mesma fonte.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Fotografias com Direitos Reservados