A cessação de funções da direção da Associação do Carnaval da Bairrada, liderada por Janine de Oliveira desde o final de 2019, levou à marcação de novas eleições, ato eleitoral que acontecerá já no próximo sábado, dia 6 de novembro. Segundo o nosso jornal conseguiu apurar, Alexandre Oliveira, anterior presidente da direção, estará a preparar uma lista aos órgãos sociais da ACB.

«Recebemos a comunicação da cessação de funções da atual da direção da ACB. Sabemos também que vai haver eleições em breve e, por isso, a associação não ficará sem direção», disse ontem António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na reunião quinzenal do executivo.

O ato eleitoral decorrerá, na sede da Junta da União de Freguesias na Mealhada, aquando da assembleia geral, que terá início às 17 horas do próximo sábado. «Apresentação de contas; fecho do ano económico; comunicação da demissão dos integrantes da atual direção, conselho fiscal e assembleia geral; e outros assuntos de interesse para a Associação» são outros dos pontos previstos na ordem de trabalhos.

A abertura da mesa de voto acontece às 18h30 e o encerramento às 20 horas, do dia 6 de novembro, altura em que se saberá o resultado do sufrágio. A apresentação da(s) lista(s) de candidatos terão que ser entregues à presidente da mesa da assembleia-geral, Carla Carvalheira, até às 22 horas desta quarta-feira, dia 3 de novembro. Contactada pelo nosso jornal, ao final da manhã de ontem, Carla Carvalheira referiu que ainda não lhe tinha sido entregue qualquer lista, adiantando, contudo, «estar dentro do prazo».

O «Bairrada Informação» tentou entrar em contacto com Alexandre Oliveira, nome que surge como candidato à presidência da ACB, mas até ao início da tarde de ontem não foi possível confirmar a informação veiculada já no seio carnavalesco.

Também na reunião do executivo, o presidente da Câmara da Mealhada informou que já houve «uma reunião com os Sócios da Mangueira» devido à obra na sede, que foi totalmente fustigada por um incêndio no Verão de 2020. «Ficou na Câmara um pré-estudo para aumento da obra. Estamos a dar andamento ao processo, para já ao projeto, para depois executarmos a obra», acrescentou ainda António Jorge Franco.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem de Arquivo do Carnaval de 2020