A quinta edição do Rally Legends, que se realiza nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no Luso e Bussaco (concelho da Mealhada) vai ser a maior de sempre. Pelas estradas e encostas do Bussaco andarão setenta e oito concorrentes de diversos países, verdadeiras lendas deste desporto – humanas e motorizadas –, como o italiano Paolo Diana, o finlandês Ilkka Kalmanlehto ou o português Rui Madeira, com o seu Mitsubishi Lancer Evo2.
Só de Espanha participam, nesta edição do Rally Legends, vinte equipas. A estas juntam-se concorrentes de França, de Itália, com a participação da equipa Paolo Diana / Nicolò Lazzarini tripulando um endiabrado Fiat 131 Abarth do ano de 1982, de Inglaterra ou da Finlândia, de onde vem Ilkka Kalmanlehto, com o seu inigualável Datsun.
“Temos pilotos e carros dos anos setenta e oitenta, com as decorações originais, de época, até carros mais recentes. O mais antigo que teremos é ainda da década de sessenta e o mais recente de 2018. Desta forma, queremos chegar ao público que tem como referências estes pilotos e carros míticos que foram verdadeiras lendas, mas queremos também ser atrativos para um público mais jovem que aprecia estes automóveis mais recentes”, explica Hugo Oliveira, fundador e dirigente da associação LusoClássicos, entidade organizadora da prova, que conta com o apoio de vinte mil euros da Câmara da Mealhada.
O valor foi aliás alvo de discórdia na reunião do executivo camarário, levando os três vereadores eleitos pelo Partido Socialista – Rui Marqueiro, Sónia Leite e Luis Tovim – a votar contra. “Foram-nos apresentados (no anterior executivo) valores de sessenta mil euros e expliquei que a regra da casa era a aprovação de 50% desse montante. Na altura, acharam que trinta mil euros era pouco, agora que recebem vinte mil devem achar bem pior. Voto contra por considerar que deviam ser atribuídos trinta mil euros”, referiu Rui Marqueiro, defendendo ainda que “o rally não deve passar pelo perímetro da Mata”. “A Mata é um local de sossego que acho que não se compadece com uma prova de velocidade”, disse ainda Rui Marqueiro, alertando para as questões de segurança.
Em resposta, o vereador Gil Ferreira referiu que “são questões que têm que ser acauteladas e asseguradas, pelas instâncias próprias, nomeadamente pela organização”. “Este evento ganha força precisamente por ocupar aquele espaço”, defendeu.
Para Filomena Pinheiro, vice-presidente da Autarquia, “esta é uma prova muito importante pelas máquinas que acolhe, mas sobretudo pelo seu traçado”. “Interessa ao destino Luso-Bussaco e devemos estudar a sua afirmação como um grande evento estratégico para a região”, declarou.
“Trata-se de uma prova que atrai milhares de pessoas, que valoriza o concelho e que, no futuro, merece que se olhe como sendo de importância estratégica para o turismo no Município”, corroborou também António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.
Três dias repletos de provas
A prova vai decorrer sexta, sábado e domingo, com vários pontos altos, quer para participantes, quer para o público. No guia do Rally Legends, disponível em www.lusoclassicos.com, estão identificados os troços e as provas. Pontos altos serão a apresentação dos concorrentes, sexta-feira, às 21h30, na Avenida Emídio Navarro, no Luso, bem como o encerramento e entrega de prémios, no mesmo local, no domingo, a partir das 16 horas. Pelo meio haverá troços de verdadeira adrenalina em torno na Mata Nacional do Bussaco, um dos quais que fazia parte do Rali de Portugal, nos anos oitenta, bem como uma prova especial dentro da vila termal do Luso.
Sexta, 5 de novembro de 2021
09H00 às 13h00 – Verificações documentais e técnicas. Local – MD Sport (Luso)
14h00– Entrada em Parque Fechado (junto ao Grande Hotel de Luso)
21h30 – Apresentação e Partida Simbólica das equipas participantes. Local – Avenida Emídio Navarro no Luso
Sábado, 6 de novembro de 2021
09h30– Briefing com todos os participantes. Local – Parque Fechado. (Junto ao Grande Hotel de Luso)
10h00 – Saída do 1.º concorrente do Parque Fechado (junto ao Grande Hotel de Luso)
10h30 – Partida do Rally Legends, 1º Troço (duas passagens) (Algeriz – Luso)
10h58 – Reagrupamento do Rally Legends. Local – Avenida Emídio Navarro (Luso)
12h16 – Entrada do 1.º concorrente no Parque Fechado (junto ao Grande Hotel de Luso)
15h30 – Partida do 2.º Troço (duas passagens) (Trezoi – Luso)
15h53- Reagrupamento do Rally Legends. Local – Avenida Emídio Navarro (Luso)
17h01 – Entrada do 1.º concorrente no Parque Fechado. Local – Avenida Emídio Navarro (Luso)
18h30 – Drink Break com todos os participantes no Casino de Luso
21h30 – Partida 3.º Troço (duas passagens) Boucle “Alfredo César Torres” – Luso
23h00 – Entrada em Parque Fechado (junto ao Grande Hotel de Luso)
Domingo, 7 de novembro de 2021
10h30 – Saída do 1.º concorrente do Parque Fechado (junto ao Grande Hotel de Luso)
11h00 – Partida do 4.º Troço (duas passagens) (Cerdeira – Bussaco)
12h51 – Chegada do Rally Legends (entrada em Parque Fechado junto ao Palace Hotel do Bussaco)
13h30 – Almoço em local a designar mediante a meteorologia.
16h30 – Entrega de Prémios na Avenida Emídio Navarro no Luso.
Fotografia: Equipa do finlandês Ilkka Kalmanlehto a iniciar o percurso de 4300 km até ao Luso