A Casa Municipal da Juventude e da Criatividade (CMJC) da Mealhada, situada em Ventosa do Bairro, está aberta, desde ontem, e pronta para receber jovens, dos 13 aos 35 anos, para dar início às inúmeras experiências tecnológicas que ali estão disponíveis. O espaço pretende incutir no público mais jovem um espírito crítico, participativo e de «curiosidade» com aquilo que melhor se faz pelo mundo ao nível tecnológico.
A pergunta é simples: Como será a Mealhada em 2050 aos níveis da mobilidade, energia, ambiente, bem-estar, economia, pessoas e governação? A partir do momento que se entra na Casa Municipal da Juventude e da Criatividade, os jovens têm ao dispor um cem número de experiências, onde, para além de jogos com a mais alta tecnologia, podem criar, por exemplo, os seus próprios outdoors e objetos em 3D. Há ainda a oportunidade de se pintar com tintas interativas que acendem luzes e tocam música ou simplesmente usufruírem de um espaço para reuniões ou de um Gabinete de Apoio para aconselhamento, nomeadamente, no que toca a candidaturas a Erasmus ou outros projetos.
Se numa primeira fase os jovens têm acesso ao o Espaço Cocriativo de experimentação e criação tecnológica (com robôs, impressoras 3D e a laser) e à Área de Gaming (com cerca de 3.600 jogos), no piso superior – Espaço da Exposição Permanente e Experiência Tecnológica Interativa – o público poderá ver «in loco» o que ajudou a «construir» no piso inferior «através das competências desenvolvidas». «Um dos módulos tem atualmente a Bicicleta Partilhada “BipeBipe” que explica o funcionamento do sensor que nela existe. A ideia é os jovens perceberem onde está a tecnologia no seu dia-a-dia», refere fonte municipal, que acrescenta que é aqui também que «se entra no futuro e se tem acesso a um jogo e a um vídeo vocacionado para a sensibilização ambiental. A voz de ambos é produzida através de um robô, que “leu” um texto escrito pelos técnicos municipais. Durante o jogo vão acontecendo coisas e os jovens têm que ir fazendo opções ambientais. Quanto melhores forem as suas opções, mais pontuação vão tendo».
Há ainda uma área de lazer com livros onde o utilizador poderá aceder a um catálogo da Biblioteca Municipal e assim requisitar a sua leitura. «Houve também uma aposta na economia circular com as cadeiras e móveis a serem recuperados por carpinteiros da Autarquia. Todo o restauro de pladurs e madeiras foi feito por trabalho interno», enfatiza a mesma fonte.
Para já, a nova infraestrutura só estará aberta para visitação no período da tarde. Posteriormente, será implementado um plano de dinamização com workshops temáticos, dias abertos, competições de robótica e jogos de tabuleiro, entre outros, em articulação com os estabelecimentos de ensino do concelho e as associações do concelho da Mealhada.
A nova Casa da Juventude e Criatividade «assume-se como um centro de informação, formação e dinamização de diferentes projetos e atividades, sendo também um espaço de integração, participação e desenvolvimento de atividades lúdico-formativas, que pretende promover e apoiar o desenvolvimento humano, social e cultural dos jovens. Visa promover, apoiar, dinamizar e valorizar as iniciativas dos jovens do concelho, disponibilizando um equipamento que pretende criar diversos projetos de cariz criativo, tecnológico, educativo, social e cultural, de acordo com os gostos e apetências dos jovens, no sentido da sua participação, aproximação, valorização e empoderamento».
Mónica Sofia Lopes