A Gala dos 50 anos do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada realiza-se na noite de amanhã, sábado, 18 de setembro, no Cineteatro Messias, na Mealhada. O evento, privado, tem início às 21h00 e será transmitido em direto nas redes sociais Instagram e Facebook do Carnaval da Mealhada e ainda através do canal de Youtube em https://www.youtube.com/c/Carnavalmealhada. Na ocasião, para além de serem premiadas diversas individualidades da história do Carnaval, será apresentado o livro dos 50 anos do evento e ainda tocado, ao vivo, o hino dedicado à efeméride. A apresentação estará a cargo da artista Luciana Abreu e da mascote do Carnaval, o Rei Momo.

A equipa da Associação do Carnaval da Bairrada, liderada por Janine de Oliveira desde 2019, ainda colocou na rua o Carnaval de 2020, mas a partir daí, com a disseminação da pandemia por covid-19, cedo percebeu que eventos com aglomerados iriam demorar para voltar a acontecer. O plano B começou a delinear-se, e com o Carnaval a comemorar 50 anos, em 2021, a apresentação de um livro comemorativo da data, de um hino e de uma exposição foram logo pontos assentes.

«No fundo de uma coisa má, a pandemia que fez com que não houvesse desfile de Carnaval em 2021, resultou esta comemoração dos 50 anos com mais dedicação, mais alma e muito mais pormenorizada», referiu, ao «Bairrada Informação», Janine de Oliveira, presidente da direção da ACB, destacando «a exposição descentralizada por todas as freguesias do concelho da Mealhada durante os meses de Verão e que atualmente está junto ao Cineteatro Messias».

Este sábado serão apresentados o livro, da autoria de Mónica Sofia Lopes, e o samba-enredo com voz principal, cavaquinho, percussão geral e direção de produção a cargo do músico Alexandre Lopes. «São dois marcos para o Carnaval, onde conseguimos reviver a história e imensas memórias. Tivemos o privilégio de ver olhos a brilhar, sentir o orgulho pelas conquistas realizadas e a alegria na alma pelas experiências carnavalescas vivenciadas por parte de inúmeras personalidades», enaltece Janine de Oliveira, descrevendo o samba-enredo como «um hino de união entre todas as escolas».

O ponto alto da Gala será a entrega de galardões em diversas categorias que surgem de candidaturas apresentadas pelas escolas de samba Amigos da Tijuca (Enxofães), Batuque (Mealhada), Real Imperatriz (Casal Comba) e Sócios da Mangueira (Póvoa da Mealhada) e ainda da Associação do Carnaval da Bairrada e do jornal online Bairrada Informação. Segundo a direção da ACB foram ainda convidadas a apresentar candidaturas «a Câmara da Mealhada e os Jornais da Bairrada e da Mealhada que, por razões diversas, decidiram não participar». «A análise das candidaturas ficou da responsabilidade de um júri externo, constituído pela socióloga Dora Gomes e pelos jornalistas Mónica Sofia Lopes e Miguel Midões», enfatiza ainda Janine de Oliveira, explicando que «serão premiadas algumas das individualidades desta história com 50 anos».

«Para além das categorias criadas, o júri decidiu atribuir uma menção honrosa a uma pessoa que não foi nomeada, mas que entenderam de extrema importância ser homenageada durante o evento», referiu ainda a dirigente.

Depois da Gala deste sábado, «escolas de samba e ACB reunirão para, em conjunto, decidir se haverá, ou não, e nos moldes habituais, o evento de 2022», avança Janine de Oliveira que, para já, «faz um balanço positivo do último ano»: «Apesar de todas as restrições “impostas” pela pandemia tem sido um privilégio servir o Carnaval da Mealhada».

 

Nomeados em diversas categorias

Na categoria de «Dirigente 50 anos» da escola Amigos da Tijuca estão nomeados Hugo Idalécio, Pedro Mamede e Tiago Mamede; no caso do Batuque em cima da mesa estão os nomes de Carlos Vaz, Pedro Cruz, Pedro Castela, Rita Fernandes e João Luís Almeida; na Real Imperatriz, Tony Melado e Armando Oliveira são os candidatos ao título; e nos Sócios da Mangueira poderão receber o galardão um dos nomeados: André Castanheira, Henrique José, João Oliveira ou José Lopes.

Na «Divulgação 50 anos» estão nomeados o canal de televisão SIC, o Jornal da Mealhada e o jornal online «Bairrada Informação». João Peres, Álvaro Miranda e César Carvalheira «disputam» o título «Dirigente 50 anos da ACB» e, no caso, da «Dedicação» José Lobo, João Peres, José Lopes, João Oliveira e Emerson Wiliam são os nomeados. Relativamente ao «Alto Prestígio» José Duarte Castanheira e Luís Bernardino Marques são os aspirantes ao prémio.

No «Mérito 50 anos» estão nomeados a Associação do Carnaval da Bairrada, a Câmara da Mealhada, a Família «Macaca», João Oliveira, Macacu e Paulo Burian; no «Impacto Social 50 anos», Caves Messias, Alexandre Oliveira, Sócios da Mangueira, Câmara da Mealhada e Associação do Carnaval da Bairrada são candidatos ao título.

Será ainda entregue uma menção honrosa atribuída pelo júri.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados