O projeto de intervenção social “AGILidades” vai ser alargado a mais três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Anadia, designadamente Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros e Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena. O protocolo para a adesão destas instituições foi aprovado em reunião de executivo municipal, no passado dia 1 de setembro.
“À semelhança do que aconteceu com as dez IPSS que aderiram, inicialmente, ao projeto, o Município assume agora também os custos totais de implementação do projeto em cada instituição social, num investimento global de 1.800,00 euros, acrescidos de IVA”, avança, em comunicado, a Autarquia de Anadia, que acrescenta que “Anadia foi o primeiro Município do país a aderir a este projeto, promovido pela empresa ‘AGILidades’ e o Instituto Politécnico de Leiria”.
O projeto “AGILidades” baseia-se em terapias recreativas como meio de avaliar e treinar a função motora, cognitiva, social e a educação para a saúde em pessoas e famílias com algum grau de incapacidade e fragilidade. As terapias realizam-se através de jogos criados, adaptados e validados cientificamente.