Depois das edições que passaram pela freguesia de Oliveira do Bairro e pela vila do Troviscal, segue-se a terceira visita, desta vez para conhecer os azulejos dos edifícios da vila da Mamarrosa, que se vai realizar este sábado, 14 de agosto.
O ponto de encontro será no Instituto de Educação e Cidadania, às 17 horas, onde os participantes poderão assistir a uma breve conferência da investigadora Cláudia Emanuel sobre a «A azulejaria no concelho de Oliveira do Bairro», com informação mais específica sobre o que irão encontrar na Mamarrosa.
As inscrições são gratuitas, devendo ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível no site do Município de Oliveira do Bairro, em www.cm-olb.pt, e enviado para turismo@cm-olb.pt, até às 12h00 de 13 de agosto (próxima sexta-feira).
O objetivo das visitas, segundo um comunicado municipal, “é o de dar a conhecer este importante património, que é uma marca identitária de cada território, de forma a salvaguardá-lo e protegê-lo”.
Relembre-se que, em 2019, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro procedeu à inventariação de todo o património azulejar no concelho. Concluiu-se que 1974 imóveis, cerca de 22% do total, têm azulejos a decorar, a proteger e a valorizar as suas fachadas.
As próximas visitas realizam-se nos dias 21 e 28 de agosto e 4 de setembro, sempre às 17 horas, e estão sujeitas a inscrição prévia e ao limite mínimo de cinco participantes e máximo de dez.
“Aconselha-se a que os participantes se façam acompanhar de calçado confortável, água, máscara e álcool gel”, alerta ainda a Autarquia de Oliveira do Bairro.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser esclarecidas através dos contactos 234 732 134 e turismo@cm-olb.pt.