A funcionar desde o final de 2020, o Centro Qualifica da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, tem atualmente quarenta candidatos a frequentarem o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Escolar para o término do sexto, nono e 12.º anos. Para além da competência escolar, os formandos destacam a interajuda e profissionalismo entre formadores e colegas e há até quem garanta que, em período de desemprego e pandemia, «foi do melhor que pôde ter até agora».

Divididos por grupos, durante dois dias, formandos e formadores partilharam, na semana passada, experiências vivenciadas nos últimos meses. Com o propósito de completar uma qualificação, o processo inicia sempre com uma avaliação e diagnóstico de cada candidato, de forma a ser preparada a certificação de competências à medida de cada formando. «É um processo dinâmico onde cada participante certifica as suas competências adquiridas ao longo da vida», refere Vera Neto, coordenadora do Centro Qualifica da EPVL. «É engraçado o que tem acontecido nos últimos tempos. Os pais vêm cá inscrever os alunos nos cursos profissionais e, simultaneamente, também se inscrevem para revalidação de competências», afiança também o diretor da EPVL, Carlos Sousa.

E os candidatos aplaudem o projeto. «Estou aqui desde dezembro para terminar o 12.º ano, por uma opção meramente pessoal. Já me inscrevi no passado e nunca consegui terminar», declarou Ricardo Oliveira, da Mealhada, carteiro de profissão, adiantando que o processo da EPVL «faz um acompanhamento mais próximo e dá autonomia para cada formando gerir o seu tempo».

Cristina Luzeiro, da Mealhada, ficou desempregada do sector da restauração durante a pandemia. «Aproveitei este período para fazer a certificação do nono ano, pois não tive oportunidade de o fazer mais cedo. Vou emigrar e estou só mesmo aguardar pela conclusão do nono ano para me ir embora», referiu a formanda, enaltecendo o período que tem passado em RVCC. «Foi do melhor que tive até agora. As coordenadoras Rita Paredes e Vera Neto são excecionais», elogiou.

Palavras corroboradas por Cristina Morais, do Canedo (Pampilhosa), empregada de mesa de profissão. «É uma experiência muito boa, de grande aprendizagem. Os colegas e professores são fantásticos e há uma grande interajuda», enaltece a jovem, que está a concluir o nono ano e tenciona «prosseguir para o 12.º ano».

Para além da certificação escolar, o Centro Qualifica da EPVL tem também a possibilidade de certificação profissional, nas áreas da Hotelaria e Restauração, Trabalho Social e Orientação, Serviço de Apoio a Crianças e Jovens e Eletricidade e Energia.

A formação modular certificada e gratuita são outra das apostas da escola, tendo disponíveis Unidades de Formação de Curta Duração de nível II e IV, nomeadamente, «Preparação e confeção de molhos e fundos de cozinha», «Língua inglesa – serviço de Restaurante / Bar», «Massagem manual – conceitos básicos», «Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais» e «Gestão do stress profissional».

Para o próximo ano letivo, entrarão para os cursos do primeiro ano cerca de 130 alunos, havendo ainda disponíveis cerca de dez vagas.

Os interessados em mais informações devem fazê-lo através dos números 231 209 920 e/ou 967 168 209 ou ainda do correio eletrónico epmealhada@centroqualifica.gov.pt.

 

Mónica Sofia Lopes