A Câmara da Mealhada aprovou, por maioria, em reunião do executivo municipal, que se realizou na manhã da passada segunda-feira (19 de outubro), o protocolo de colaboração com vista à criação de uma ecopista no antigo ramal Ferroviário da Figueira da Foz. Serão quarenta e oito quilómetros de ferrovia convertidos numa pista de lazer que atravessa os municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mealhada.
A transformação deste antigo ramal em ecopista é da iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os municípios envolvidos e a IP PATRIMÓNIO – Administração e Gestão Imobiliária, S.A.
«Uma vez que não se prevê a reativação da exploração ferroviária no Ramal da Figueira da Foz entre os km 0,000 e km 48,470 – com exclusão de dois troços, na Figueira da Foz entre o KM 0,000 e KM 0,500 e o troço entre o KM 6,894 e KM 8,047 -, esta plataforma poderá ser transformada em pista de lazer. Uma das razões do projeto é a localização numa área fundamental para promover a mobilidade urbana sustentável entre territórios, contribuindo para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono na Região de Coimbra, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal», lê-se num comunicado de imprensa da Câmara da Mealhada, que acrescenta que «a criação de uma ecopista no antigo ramal Ferroviário da Figueira da Foz é um projeto previsto no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, entidade responsável por apresentar uma candidatura a fundos comunitários».
A proposta, aprovada por maioria na Autarquia da Mealhada, recolheu três abstenções por parte dos vereadores eleitos pela coligação «Juntos pelo Concelho da Mealhada». Na ocasião, Hugo Silva referiu: «Continuamos com a convicção de que o projeto é benéfico, mas, por outro lado, achamos que é um baixar de braços para este tipo de espaço ferroviário». «Este não é o projeto que defendemos para o canal. Ainda assim, acrescenta valor e pode ser interessante a ligação entre os próprios concelhos», disse.
O protocolo vai agora ser apresentado, para ratificação, à Assembleia Municipal local.
Legenda da imagem com Direitos Reservados:
Ecopista termina na Estação da Pampilhosa, concelho da Mealhada