Até ao final desta semana ficará concluída a realização de cerca de 600 testes de diagnóstico COVID-19, pelo método PCR, aos idosos e funcionários de lares do concelho, articulados pelo Município de Anadia, no âmbito do projeto “Operação Testes Lares/MTSSS – UA”, com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (Aces-BV), o Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV), a Universidade de Aveiro (UA) e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

O Município de Anadia, que desde a primeira hora, tem estado atento às necessidades deste grupo de risco, espera que este trabalho prossiga, garantindo a utilização correta dos testes como ferramenta de trabalho na boa gestão de uma das principais populações de risco, no que respeita ao Coronavírus, nomeadamente idosos e profissionais de lares.

De recordar que, logo na fase de mitigação, o Município realizou cerca de 700 testes serológicos nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com a valência de Lar.

Assim, no total, realizaram-se cerca de 1300 testes nas IPSS’s com estrutura residencial (APPACDM com residência em Anadia e Vilarinho do Bairro, Associação Social de Avelãs de Caminho, Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim, Centro Social Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima, Centro Social e Paroquial da Moita de Anadia, Centro Social Cultural e Recreativo da Poutena, Santa Casa da Misericórdia de Anadia e Misericórdia da Freguesia de Sangalhos).

O apoio camarário a estas Instituições passou também, pela distribuição de um vasto conjunto de material de equipamentos de proteção individual, bem como o reforço dos meios financeiros para que possam fazer face às suas necessidades mais prementes derivadas da pandemia. Um esforço financeiro, por parte da autarquia, que ascende a mais de 165 mil euros e que faz parte de um pacote mais abrangente de apoios, Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico, “Anadia Estamos Juntos”, para reduzir as consequências do COVID 19, e que representa um investimento de 800 mil euros.

Entretanto, e numa operação relâmpago, foram realizados testes aos colaboradores das IPSS’s, com valência de creche e pré-escolar que reabriram, no passado dia 18 de maio, e nas que irão abrir a partir do próximo dia 1 de junho. Neste caso, o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social assumiu diretamente a realização dos mesmos, numa operação articulada entre o Centro Distrital da Segurança Social, as próprias IPSS do Concelho e a ARS do Centro.

A partir do dia 1 de junho reiniciam a atividade os Jardins de Infância nos estabelecimentos da rede pública. Desta forma espera-se, agora, que o Ministério da Educação, também assegure a realização de testes a todos as educadoras e colaboradoras da rede pública do pré-escolar, embora até à data não tenha sido estabelecido qualquer tipo de contacto com o Município nesse sentido.

 

 

Fonte: Município de Anadia