Uma licenciatura (quase concluída) em Dietética e Nutrição, uma paixão pela cozinha e dois meses de confinamento foram os ingredientes necessários para fazer nascer o «Saber Nutrir com Rita Fernandes». A boa adesão à página do Facebook, onde já foram publicadas meia centena de receitas saudáveis, deu origem a um site e fez nascer parcerias onde alguns pratos estão já a ser servidos em dois estabelecimentos na cidade da Mealhada.
Tem 29 anos, reside no concelho da Mealhada e é osteopata de profissão. Filha de cozinheira, desde cedo se viu rodeada de receitas e de aprendizagens «para a vida». Daqui até à licenciatura em Dietética e Nutrição, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, foi um passo que Rita Fernandes não quis desperdiçar. Com aulas e consultas de osteopatia suspensas, devido ao período de confinamento provocado pela pandemia provocada pelo covid-19, a jovem mealhadense não baixou os braços e criou uma página no Facebook e outra no Instagram onde foi publicando receitas que incluem ingredientes mais saudáveis.
«Em dois meses, a página conta com mais de dois mil seguidores e o “feedback” do que vou publicando é sempre muito positivo. As pessoas fazem as receitas e enviam fotos dos pratos», enaltece Rita Fernandes, garantindo que o seu objetivo passa por «ensinar as pessoas a gostarem de comer refeições mais saudáveis, sem ser pela obrigatoriedade de quererem perder peso e/ou por questões de saúde». «A verdade é que se mantivermos uma alimentação saudável podemos prevenir muitas doenças», afiança.
A aceitação tem sido tanta que algumas das suas sugestões já fazem parte das ementas de dois estabelecimentos na Mealhada: Central Café (Giga) e restaurante Castiço. Outras duas parcerias – Granola Lovers e Armazém do Fitness – estão a ser trabalhadas. «Quando o Giga começou a trabalhar em regime de “take-away”, lembrei-me que podia ser bom terem uma opção mais saudável», explica Rita Fernandes, que, no fim-de-semana de estreia, sabe que foram vendidos «24 “Hambúrgueres Saber Nutrir”», uma iguaria composta por pão de centeio, cebola roxa, hambúrguer de peito de frango, alface, tomate, queijo, abacaxi e molho de queijo creme e iogurte.
«Em todas as parcerias, vou ao local, confeciono o prato e deixo a ficha técnica da refeição», continua a jovem, prometendo, «para breve», um risoto de espinafres e cogumelos e uma mousse de manga, sem adição de açúcar, no restaurante Castiço. «Gostava que os parceiros crescessem. Mais do que as pessoas se preocuparem com a refeição, é importante que haja ofertas adequadas, variadas e saudáveis», reafirma, confessando «estar contente pelo facto das receitas não só chegarem a casa das pessoas, mas também a espaços públicos, como cafés e restaurantes».
A terminar o estágio em «Nutrição Clínica e Nutrição Comunitária e Saúde Pública», a jovem mealhadense elogia o papel preponderante da sua orientadora, Elsa Feliciano, a grande impulsionadora do desafio da criação de um site – http://sabernutrircomritafernandes.com/ – que Rita Fernandes pretende fazer crescer nos próximos meses.
Texto de Mónica Sofia Lopes
Imagem com Direitos Reservados