Depois de mais de dois meses fechado e acabado de completar 73 anos, o bairradino Rei dos Leitões – restaurante de referência situado no número 17 da Avenida da Restauração, na Mealhada – voltou a abrir as portas ao público. Na verdade, nunca as fechou por completo, porque durante todo este período manteve a atividade em regime de “take away” e entregas ao domicílio. Foi esta segunda-feira, dia 18 de maio, o primeiro dia de uma nova etapa, que ficará para sempre marcada pelo antes e depois da pandemia de Covid-19.

A inquietude de António Paulo Rodrigues e resiliência de Licínia Ferreira, proprietários do Rei dos Leitões, são apanágio desta casa. Tendo em conta o contexto atual e as medidas impostas pela Direcção-Geral de Saúde – cumpridas a rigor –, a dupla viu neste o momento mais que perfeito para criar uma nova infraestrutura de apoio ao restaurante. Assim, a entrada no Rei é agora feita por uma espécie de “passadeira vermelha”, feita com calçada à portuguesa e algumas árvores. Uma pequena alameda, com espaços verdes e sombras, que vai permitir otimizar a receção aos comensais do Rei.

Todas as medidas de segurança estão garantidas e prova disso é a excelente adesão que tiveram nestes dois primeiros dias. Não sentiram insegurança por parte dos clientes, cerca de 60% já habituais e os restantes 40% feitos de novas caras, que na sua maioria quiseram deleitar-se com um belo leitão assado à Bairrada e uma taça de espumante produzido e certificado na região! Chegaram de vários pontos do país, quase sempre com reserva.

O tempo de confinamento permitiu à tripla de chefes Gonçalo Moreira, Luís Apóstolo e José Capela e à chefe pastelaria Lídia Ribeiro criarem novas iguarias que em breve serão apresentadas na carta do Rei dos Leitões. Por agora o tempo é de adaptação e de apostar em sugestões semanais, onde reina a qualidade e frescura dos produtos, vindos dos melhores mercados e lotas do país. A principal preocupação continuará a ser a de levar à mesa o melhor que exista em cada uma das opções, como carnes provenientes de produtores de topo; o mais fresco dos peixes e mariscos, mas também diversidade nos pratos vegetarianos.

O serviço de “take away” e de entregas ao domicílio vai manter-se, de Norte a Sul do país, com forte aposta no Leitão, mas também no ‘polvo à lagareiro’, ‘bacalhau na brasa’, ‘lasanha de lagosta’, ‘plumas de porco ibérico’, ‘cabrito grelhado’, ‘galo’ ou ‘cabrito assado no forno’.

 

Sobre o restaurante Rei dos Leitões:

Inaugurado a 15 de maio de 1947 (Dia de Ascensão), na emblemática reta da Mealhada, na Bairrada, o Rei dos Leitões começou por ser uma pequena tasca, no verdadeiro sentido da palavra, até ao dia em que os tios da atual proprietária, Licínia Ferreira, decidiram assar um leitão. O resultado está à vista mais de 70 anos depois, com um espaço que continua a crescer sem esquecer o legado herdado. Após várias remodelações e diversos ajustes na decoração interior e exterior, o Rei dos Leitões tornou-se um dos mais apetecíveis e procurados restaurantes da região e um embaixador daquela que é uma das ‘7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa’, o leitão. Aos fornos ainda aquecidos a madeira (videiras de Baga) e casca de eucalipto junta-se um serviço de excelência, quer ao nível do atendimento, quer dos produtos confecionados que vão muito para além da iguaria principal. O ano de 2011 marcou o ponto de viragem desta emblemática casa, com a aposta numa relação ímpar entre a tradição e inovação. A visão e missão do Rei dos Leitões é reconhecida ano após ano, tendo sido certificada pelo IAPMEI, em parceria com o Banco Santander, como PME Excelência. Facto a juntar às inúmeras distinções alcançadas nos últimos anos, com destaque para o galardão de ‘Melhor Restaurante de Cozinha Tradicional’, pela Revista de Vinhos, em 2014; o prémio de ‘Restaurante com Melhor Carta de Vinhos’, no concurso com esse fim realizado no âmbito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada 2015’; a atribuição de ‘Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos’ pela revista WINE – A Essência do Vinho nos seus ‘Melhores do Ano 2016’; o ‘Prémio David Lopes Ramos’, atribuído por ocasião dos ‘Prémios Grandes Escolhas’ de 2019; e o ‘Garfo de Ouro’ do Guia Boa Cama Boa Mesa do Expresso conquistado pelo quatro ano consecutivo: 2017, 2018, 2019 e 2020. Com três salas – a principal, a ‘Sala dos Amigos do Rei’ e a ‘Sala do Rei’ –, o Rei dos Leitões fecha à terça-feira ao jantar e à quarta-feira, assim como nas pausas destinadas a férias e obras de manutenção e melhoria. A abertura de uma loja de produtos regionais foi uma das novidades de 2019, ano que terminou com a abertura de um clube, o Círculo Privado. Em jantares privados servem-se menus especiais e abrem-se preciosidades vínicas. Aqui, cada refeição é inesquecível.

 

 

Imagem com Direitos Reservados