A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a Ordem dos Médicos organizam, com o apoio da Astellas Farma, o Ciclo de Conferências “SNS para além da COVID-19”. Esta iniciativa tem como principal objetivo discutir o impacto da pandemia na habitual resposta que Serviço Nacional de Saúde dá às necessidades dos portugueses neste âmbito e que não estejam relacionadas com o vírus. Para além disto, visa ainda a discussão de soluções de continuidade de respostas dos cuidados de saúde, bem como das estratégias a adotar após o período de pandemia.

“Apesar do claro impacto da pandemia por COVID-19 na procura do SNS, continuam a existir outras especialidades e outros doentes que necessitam de respostas e de tratamento, como acontecia antes de sermos atingidos por este vírus. Defendemos desde o primeiro momento que é fundamental reorganizar os serviços, mas sem nunca relegar, para segundo plano, as pessoas com outras doenças que podem ser afetadas de forma muito negativa se virem os seus exames, tratamentos ou consultas interrompidos”, afirma o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

“Com estas conferências, o nosso principal objetivo é, em conjunto com os profissionais de saúde de cada área, poder traçar estratégias para continuar a dar resposta às necessidades dos doentes agora e depois de ultrapassarmos este período tão complicado”, completa Alexandre Valentim Lourenço, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, e moderador do primeiro painel.

“Discutir as estratégias que serão adotadas após a pandemia é muito importante para garantir o bom funcionamento dos hospitais. Estas conferências permitem, também, avaliar a utilização de novas ferramentas de trabalho como é o caso das teleconsultas, que poderão ser uma boa aposta para o futuro, tendo em conta que poupam recursos aos hospitais e aos doentes. Acreditamos que poderão ajudar a solucionar muitos dos obstáculos que são postos tanto aos hospitais como aos profissionais de saúde”, afirma Alexandre Lourenço, presidente da APAH.

Até ao momento já foram realizadas três conferências, sendo a primeira sobre Cuidados Obstétricos, a segunda sobre Cuidados de Saúde Primários e a terceira dedicada aos Cuidados Pediátricos. Medidas como evitar consultas presenciais para grávidas e crianças, e a garantia de acesso remoto aos processos dos doentes, estiveram em discussão pelos profissionais de saúde das três áreas terapêuticas.

“Este apoio resulta do nosso compromisso em promover e apoiar não só a formação médica contínua, como neste caso a discussão de estratégias para o futuro do nosso sistema de saúde, especialmente num período tão desafiante como é este que atravessamos.”, comenta Filipe Novais, diretor geral da Astellas Farma Portugal.

Para poder assistir e participar nas conferências os interessados devem ficar atentos ao site da APAH (https://apah.pt/) e da Ordem dos Médicos (https://ordemdosmedicos.pt/), onde será publicada a informação sobre as próximas conferências e onde poderão fazer a sua inscrição. Os vídeos das conferências serão ainda disponibilizados na página de Youtube da APAH (https://www.youtube.com/channel/UCyDNz2m3gpVhiLSu3E7Q6jg), para que todos os interessados possam assistir.

 

A próxima conferência terá lugar hoje, dia 23 de abril, pelas 15 horas e vai abordar os Cuidados Oncológicos.

 

 

Imagem: sasint (https://pixabay.com/pt)