A CIM Região de Coimbra promoveu, este mês, sessões de formação vocacionadas para equipas municipais de organização de eventos, com vista à qualificação de 19 eventos – um por cada município da Região de Coimbra -, segundo os princípios inerentes à Região de Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021 (REG 2021).

Ao longo de duas sessões, onde estiveram presentes técnicos de todos os municípios, procurou fazer-se a descodificação de um guia orientador de organização de eventos gastronómicos, nomeadamente no que concerne a questões como a sustentabilidade económica, ambiental e social, e a valorização do território, das tradições e dos produtos endógenos.

Este é o início de um trabalho que vai ter a duração de cerca de um ano, cujo objetivo geral é dotar os municípios de alguma robustez do ponto de vista da organização destes eventos, para que em 2021 estejam reunidas as condições ideais para organização de eventos coincidentes com aquilo que são os princípios da REG 2021.

Estão ainda previstas reuniões individuais com cada um dos municípios, bem como um plano de consultadoria das equipas, que vai desde a organização ao acompanhamento do próprio evento, seguindo-se a respetiva avaliação e constituição de documento de melhorias.

Os primeiros eventos a terem este acompanhamento são o IX Festival Gastronómico da Chanfana, que decorre de 21 de fevereiro a 1 de março, no Município da Lousã, e o Festival da Lampreia, de 28 de fevereiro a 1 de março, no Município de Penacova.

A formação foi realizada pela Essência do Vinho, empresa responsável pelo acompanhamento e co-monitorização da qualificação dos 19 eventos.

 

 

Fonte: Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra