O Dia do Município da Mealhada ficou ontem (30 de maio) marcado pela entrega de Medalhas de Mérito a representantes de doze empresas com sede ou instalação no concelho mealhadense. Foi unânime o agradecimento à distinção, realizada na Escola Profissional da Mealhada, mas também ao apoio por parte da Autarquia em dar resposta às necessidades do tecido empresarial, onde foi destacada a centralidade e as boas acessibilidades existentes no município.

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Bairrada e da Aguieira, C.R.L,  Certoma Comercio Técnico Máquinas, Lda, Fucoli -Somepal – Fundição De Ferro, S.A.,  Grupo Alves Bandeira, Logoplaste Portugal, Lda, Madeira e Madeira Importacão Ferragens e Ferramentas, S.A.,  Maxividro Transformadores e Distribuidores Vidro, S.A., Pavigres Cerâmicas, S.A., Prioridade Construção Vias Comunicação, S.A., Sew – Eurodrive Portugal, Lda,  Transportes Pascoal, S.A. e Transportes Rama, Lda. foram ontem distinguidas na cerimónia oficial que marca o feriado municipal da Mealhada, o tradicional Dia de Ascensão.

Na receção das medalhas, os discursos foram unânimes no que toca aos agradecimentos à iniciativa, bem como no apoio da Autarquia às necessidades das empresas. Houve ainda quem elogiasse a centralidade da Mealhada, bem como as suas “excelentes” acessibilidades.

João Peres, da Caixa de Crédito, referiu que a cooperativa que preside se insere “no grupo mais sólido do país”, no que diz respeito a entidades de cariz financeiro, enfatizando “apoiarem grandes empresas e grupos”. Já José Alfredo Pereira, da Certoma, empresa que limpa “grande parte dos municípios portugueses”, enalteceu a excelente localização da Mealhada.

Também o administrador da Alves Bandeira, José Batista, confessou que “em boa hora, em 2007, a empresa estabeleceu toda a parte operacional na Mealhada”, defendendo ser uma “zona estratégica”.

Com cerca de sessenta empresas espalhadas por todo o mundo, a Logoplaste tem a sua maior fábrica na Mealhada. “Começámos na água do Luso, há uns anos, e hoje é o que se vê”, enalteceu Fernando Meneses, representante da multinacional portuguesa.

“A Autarquia da Mealhada é de fácil acesso, fácil diálogo e esforça-se muito para ir ao encontro das nossas necessidades”, disse João Madeira, administrador da Madeira e Madeira S.A., que ainda acrescentou “aconselhar todas as empresas a instalarem-se na Mealhada”. Nuno Saraiva, da Sew – Eurodrive Portugal, Lda, corroborou da mesma convicção, garantindo que “a empresa está a ser preparada para continuar no município por mais trinta anos”.

E feliz por presenciar a cerimónia, estava José Brito Dias, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra. “Gostava muito de ter esta dinâmica no meu concelho, mas não tenho estas acessibilidades e nem a centralidade excecional que a Mealhada tem”, afirmou, relembrando a CIM de Coimbra “é a maior do país”, mas que esse não é um motivo para que não seja coesa. “Somos todos muito solidários uns com os outros”, afiançou, elogiando “a região diversificada, desde o mar até à serra” em que estão inseridos.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/