João Duarte, atleta do Clube de Canoagem de Amora (Seixal), cujas raízes familiares (maternas e paternas) são oriundas da freguesia da Vacariça (concelho da Mealhada) vai ser distinguido, com um diploma de campeão nacional, na Gala dos Campeões da Federação Portuguesa de Canoagem, que decorrerá no próximo dia 26 de janeiro, às 15 horas, em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Coimbra, através do seu Gabinete do Desporto.

O jovem foi, em 2018, campeão nacional em Velocidade  K1 1000m, Velocidade  K2 1000m, Esperanças e Fundo. Sagrou-se ainda sexto classificado, a nível mundial, em K1 1000m, nos “Olympic Hopes 2018”.

Também o seu pai, João Paulo Duarte, que residiu toda a sua infância e juventude na localidade do Pego (freguesia da Vacariça), irá, na mesma Gala, representar a secção de Veteranos do Clube de Canoagem de Amora, que se sagrou campeão nacional no ano transato.

 

Sobre a Gala:

Ao longo da cerimónia, a Federação Portuguesa de Canoagem prestará homenagem a cerca de trinta clubes que integram campeões nacionais de 2018 nas suas fileiras, num total aproximado de trezentos atletas. A gala servirá, ainda, para distinguir os canoístas internacionais de 2018, bem como para proceder à entrega das distinções de atletas do ano (masculino e feminino), treinador, jovem promessa e equipa.

Em jeito de antevisão da Gala dos Campeões, Vítor Félix carimba o ano de 2018 como «inesquecível», reconhecendo que a gala corresponde à possibilidade de «celebrar a grande festa anual da canoagem». «É uma festa que permite ter a família da canoagem de novo reunida», reforça o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.

Com «a fasquia cada vez mais elevada», a canoagem nacional é, segundo o dirigente federativo, «uma modalidade que, ano após ano, se tem superado». «Temos grandes atletas», admite Vítor Félix, que logo lembra os desafios que se avizinham para o ano que agora teve início. «2019 é um ano importantíssimo para a obtenção do apuramento olímpico para a velocidade e para o slalom», sublinha.

Os feitos alcançados em 2018 foram «extremamente importantes», mas, assinala o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, «os desafios estão sempre a ser renovados». «Queremos sempre fazer mais e melhor», prossegue, antes de recuar no tempo: «Os dois campeonatos do Mundo organizados em 2018 [Velocidade em Montemor-o-Velho e Maratona em Prado] e a conquista de dezasseis medalhas em provas internacionais são momentos inesquecíveis».

 

Fonte: Federação Portuguesa de Canoagem

Imagens com Direitos Reservados