António Miguel Marques e Ana Rute Dias tomaram posse, respetivamente, como 2.º Comandante e Adjunta de Comando dos Bombeiros da Pampilhosa, na tarde do passado sábado, dia 8 de dezembro, numa cerimónia em que também sete estagiários ingressaram no Quadro Ativo da corporação.
O dia foi de festa para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa. “É um privilégio estar aqui nesta cerimónia com momentos marcantes”, começou por dizer António Ribeiro, Comandante Operacional do Distrito de Aveiro, elogiando a constituição da “equipa de comando”. “Estamos perante um quadro estabilizado e coeso, onde, com lealdade, se poderá dar seguimento ao trabalho desta equipa fantástica”, disse ainda, parabenizando “a excelente formatura” realizada pelos Bombeiros na tarde de sábado.
Fernando Abrantes, comandante dos Bombeiros da Pampilhosa, elogiou “o excelente trabalho” dos empossados António Miguel Marques e Ana Rute Dias, garantindo que “os três saberão orientar o corpo de bombeiros”, uma tarefa que declarou “estar facilitada”, dada a qualidade dos operacionais da corporação.
No seu discurso, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, enalteceu o facto 2de uma senhora estar no posto de comando”. “As senhoras merecem-no e, daqui a uns anos, quem cá estiver, há-de vê-la como uma possível comandante”, elogiou, desejando que “a corporação não tenha muito trabalho” e que sejam escassas as saídas de madrugada para, por exemplo, “combater incêndios”.
No final, o autarca enfatizou: “Nunca se esqueçam que o presidente da Câmara está lá sempre para vocês!”.
Rogério Silva, presidente da direção da Associação, elogiou as escolhas feitas pelo órgão que dirige e que foram propostas pelo comandante da corporação. “Desejo-vos felicidades. Vocês são essenciais e bons elementos para o cargo que aceitaram!”, enalteceu.
A cerimónia ficou também marcada pelo ingresso de sete estagiários no Quadro Ativo: Ricardo Silva, Diogo Morais, Telmo Raimundo, Inês Lopes, Rafael Marques, Ricardo Ferreira e António Pina. Também Anaís Marta passou de Infante a Cadete e Daniel Rasteiro e Bruno Bacelar de Cadetes a Estagiários.
O comandante da corporação felicitou os infantes e cadetes – garantindo ser assim que se começa a formação de Bombeiros – e a escola de sete estagiários, que declarou ser “um grupo excelente com bombeiros muito unidos e muito maduros”. “Agradeço aos instrutores que trabalham arduamente, durante um ano, com os estagiários”, concluiu.
Mónica Sofia Lopes