Sensibilizar e educar a população para a importância dos sistemas ribeirinhos e protecção da sua biodiversidade e património etnográfico é o principal objetivo do “Projeto Rios” que, na Mealhada, avançou com sete grupos. A primeira ação aconteceu, no fim-de-semana passado, no Parque dos Moinhos do Lograssol, na freguesia da Vacariça.

Monitorizar os rios e as ribeiras locais no Outono e na Primavera são o grande objetivo dos sete grupos formados no concelho da Mealhada, que terão o apoio da Câmara Municipal, nomeadamente do Centro de Interpretação Ambiental, situado no Parque da Cidade. São eles o Grupo Cénico de Santa Cristina, Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada, Living Place – Animação Turística, Universidade Sénior CADES (Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social), Escola Básica N.º 1 de Casal Comba, Amigos do Rio de Várzeas e Nature4God.

“A primeira saída de campo de monitorização do Projeto Rios (PR) aconteceu esta semana com os recém criados grupos de monitorização da região da Mealhada”, lê-se numa nota de imprensa da Autarquia, que acrescenta que “foi uma manhã de aprendizagem e partilha de conhecimentos que contou com a orientação de uma monitora da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA)”.

Este é um projeto de Educação Ambiental, coordenado pela ASPEA, que promove a sensibilização e educação da população para a importância dos sistemas ribeirinhos e da protecção da sua biodiversidade e património etnográfico. Pretende criar grupos de adopção locais que assumam a responsabilidade de vigilância e protecção de quinhentos metros de um troço de rio ou ribeira, através de duas saídas de campo, uma na Primavera e uma no Outono, e uma ação de melhoria, por ano.

“Dado tratar-se de um projeto que pode ser implementado por entidades institucionais (câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, instituições particulares de solidariedade social, associações, escuteiros e organizações não-governamentais), empresas e população em geral, todos estão convidados a participar no Projeto Rios”, apela o comunicado, deixando ainda os contactos disponíveis para os interessados em mais informações: centroambiental@cm-mealhada.pt e/ou 231 205 389 (Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada).