Os documentários curta-metragem “A Rebentação” e “Cinzas ao Vento”, gravados na Praia da Tocha, da autoria de  Paulo César Farjado, repórter de imagem de profissão, foram premiados no ART & TUR – International Tourism Film Festival.

“A Rebentação”, que retrata a pesca tradicional da Arte Xávega na Praia da Tocha, acompanhando os pescadores do barco “Pouca Sorte”, recebeu o 2.º Prémio do Júri Internacional do Art&Tur na categoria Etnography & Society. No início do mês de outubro, o documentário foi também galardoado com a Menção Especial do Júri em Marrocos, na quinta edição do Festival International Cinéma et la Mer.

Já “Cinzas ao Vento”, parcialmente gravado também na Tocha, na noite em que a praia ficou cercada pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, venceu o Prémio Especial da Centro Portugal Film Commission no Art&Tur.

Paulo César Fajardo, repórter de imagem da região Centro para o canal televiviso SIC, é natural da Figueira da Foz, mas reside no concelho da Mealhada, mais concretamente na localidade do Travasso (freguesia da Vacariça), há já alguns anos.