Um incêndio numa habitação na localidade da Moita, concelho de Anadia, ao final da tarde do passado sábado, dia 24 de fevereiro, deixou um casal, de setenta e quatro e oitenta e quatro anos, sem condições de habitabilidade.

O alerta foi dado para a corporação dos Bombeiros Voluntários de Anadia, cerca das 18h 11m, e chegados ao local os operacionais encontraram “um cenário de incêndio, com início numa chaminé e lareira, mas que depressa passou para o mobiliário da sala, mais concretamente para um sofá, cujos componentes provocam fumo e odor muito intensos”.

Quem o explicou, ao «Bairrada Informação», foi Ana Matias, comandante dos Bombeiros de Anadia, que garante ainda que “houve, no imediato, uma forte mobilização por parte dos vizinhos e das pessoas da aldeia, até porque sabiam que se tratava de um casal já idoso”.

No local foram assistidas quatro vítimas (o casal da habitação e mais dois vizinhos), três delas transportadas para o Hospital de Águeda e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. “Muito por causa da inalação de fumo proveniente do ambiente tóxico que provocou o sofá ardido”, disse-nos Ana Matias, afirmando que “uma das vítimas aparentava possíveis queimaduras na cabeça”.

No local estiveram os Bombeiros de Anadia com uma Viatura de Combate a Incêndios Urbanos e uma ambulância de socorro, mas também um veículo de INEM da corporação da Mealhada, uma ambulância de socorro dos Bombeiros de Águeda e agentes do Posto de Sangalhos da Guarda Nacional Republicana. Num total de doze operacionais.

A habitação, que ficou sem condições de habitabilidade por causa do fumo intenso, desalojou o casal, que na noite de sábado para domingo “pernoitou em casa de um dos filhos”.

A situação foi comunicada aos Serviços Sociais da Câmara de Anadia.

Em simultâneo, e também na Moita, os Bombeiros de Anadia foram chamados para uma queimada descontrolada, onde estiveram com uma Viatura de Combate a Incêndios e três operacionais.

Situação, aliás, que não foi inédita no concelho de Anadia, durante o fim-de-semana, uma vez que aconteceu uma queimada descontrolada em Vilarinho do Bairro, no sábado, e outra, na manhã de 25 de fevereiro, em Horta.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem de Free-Photos (pixabay.com)