A Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, integra o projeto europeu “Skills 4 Life”, no âmbito do Erasmus +, e, por estes dias, encontra-se a “acolher” uma comitiva de professores e coordenadores do ensino profissionalizante, provenientes de vários países. Na tarde de ontem, a comitiva foi recebida nos Paços do Concelho.

“Este projeto centra-se do desenvolvimento de competências para a vida, numa vertente profissionalizante”, explicou Nuno Canilho, da E.P.V.L., acrescentando que ‘a parceria’ “teve início em 2016” e que alunos e professores da Escola Profissional da Mealhada “já estiveram na Áustria e nas Canárias”.

A comitiva chegou a Portugal na passada quarta-feira e, na manhã de ontem, realizou-se  a primeira reunião de trabalho. Depois do almoço no Restaurante Pedagógico da escola, na Pampilhosa, o grupo – que integra cerca de duas dezenas de pessoas provenientes da Polónia, Croácia, Chipre, França, Espanha, Áustria e Portugal – visitou Coimbra e assistiu a um espetáculo de fado.

Hoje, sexta-feira, volta a realizar-se uma reunião de trabalho e a visita acontece à Mata Nacional do Bussaco. Amanhã, haverá um passeio em Aveiro e a estadia do grupo europeu termina com um jantar, no Pedro dos Leitões, onde não faltará a degustação das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”.

Na receção de ontem, Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, agradeceu a visita e falou um pouco sobre “o turismo e gastronomia” do concelho, enaltecendo a Mata do Bussaco.

Dirigindo-se aos representantes de origem francesa, o edil disse ter sido “com a França que percebeu o significado da palavra ‘liberdade’”. “Na altura da Ditadura, em que existiam escolas femininas e escolas masculinas, foi numa viagem a França, quando vi um casal junto na rua, que percebi o que era a ‘liberdade’”, confessou o autarca, antes da troca de prendas que deu por terminada a cerimónia.

A próxima visita acontece em janeiro de 2018, onde a E.P.V.L. integrará um grupo que vai numa viagem de trabalho ao Chipre.