Desde março passado que a “Esplanada Jardim”, situada junto à Câmara Municipal da Mealhada, tem apenas o seu lugar, como se vê na imagem. O primeiro concurso ficou “deserto”, tendo havido no segundo apenas um concorrente.

Silvino Costa, da empresa “Corrente Global, Unipessoal, Lda.”, e anterior “explorador” do espaço, concorreu, com uma base de licitação de mil e cinquenta euros, tendo sido aprovado pelo executivo camarário, na reunião que se realizou durante o dia 5 de junho.

Agora o vencedor do concurso tem trinta dias para apresentar o projeto obedecendo às regras estabelecidas, pela Câmara em reunião do dia 20 de março: “a estrutura a instalar deve ser do tipo modular amovível, comportando uma esplanada aberta, que funcionará no piso existente (calçada), sem a colocação de estrado”.

“A base de licitação é de mil euros e as taxas mensais serão de oitocentos euros, pela estrutura edificada, e de oitenta e sete euros pelo uso de área de esplanada. A licença será atribuída pelo período inicial de um ano, a contar da data da adjudicação, sendo renovável por períodos sucessivos de igual duração, desde que se mantenham os pressupostos de interesse público que motivaram a sua atribuição”, ficou também estabelecido na altura.

A “Esplanada Jardim” estava concessionada há vinte anos a um gerente que arrendava o espaço para exploração de outras pessoas.  O terreno é público e pertence à Câmara da Mealhada, mas as condições do edifício estavam degradadas, tendo “obrigado” a autarquia a desmantelar o edifício para que possa “nascer” outro, tendo a forma modular sido a escolhida pelo executivo camarário.