No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” decorreu, no dia 27 de maio, a primeira Edição da Expo Empresas Intermunicipal, enquadrada na Expo Mortágua 2017. O “CheiràBairrada”, do oitavo C2, da Escola Básica N.º 2 da Mealhada, arrecadou o segundo lugar. Promover as “4 Maravilhas da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão” é o objetivo reunindo-as num cabaz – Happy Meal Bairrada -, onde não faltou também uma peça de fruta da região, a laranja.

Ao «Bairrada Informação», Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, elogiou a prestação dos alunos e explicou: “Os alunos estiveram sempre entusiasmados e venderam os packs todos. Foram angariados mais de trezentos euros que agora reverterão a favor das corporações dos Bombeiros”.

Esta iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) enquadra-se no projeto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, sendo cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).18664708_1439834196078978_8012184699738807053_n

A iniciativa, com o apoio do Município de Mortágua, contou com a participação de mais de quatrocentos alunos de turmas de terceiro Ciclo do Ensino Básico, em representação dos dezanove municípios da Região de Coimbra.

Foram apresentadas, em contexto real, as “empresas criadas” ao longo do ano letivo e o público teve possibilidade de interagir e mesmo adquirir os produtos/bens ou serviços desenvolvidos pelos jovens empreendedores/as.

Após a reunião do júri, constituído por Cristina Tadeu, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; João Figueiredo, da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local; Francisco Banha, da Gesentrepreneur; Luís Rocha, do centro de formação especializado CEARTE; e Sandra Soares, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, foi anunciado, ao fim da tarde do passado sábado, o resultado do concurso de empresas.

Assim, a Eco-Côdea, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, 9.º O – do Curso de Educação e Formação Restaurante/ Bar, garantiu o terceiro lugar. Consiste no fabrico de pão em que o ingrediente água é substituído pelo sorelho, soro que resulta do fabrico do requeijão. O sorelho é no Município de Oliveira do Hospital, um desperdício lançado nos esgotos.

O grande vencedor foi o projeto CDX’ART, do 9.º C, da Escola Básica e Secundária Fernando Namora do Agrupamento de Escolas de Condeixa, que aposta na venda de peças de roupa únicas e alusivas à cerâmica tradicional, recriando o conceito da pintura de Conímbriga do século XVII. São disponibilizados vários produtos, estando a qualidade, inovação e criatividade bem presentes em cada uma das peças.

 

Fonte: Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra

Imagens: CIM – Região de Coimbra e Câmara da Mealhada