É no centro da cidade de Anadia que se situa a habitação “construída” por Justino Sampaio Alegre, “a primeira pessoa que produziu espumante em Anadia e que era proprietário de um banco que se situa ao lado da casa”.  E quem o garante é o atual proprietário do edifício “Vila Alegre”, Manuel Carvalho, um anadiense, natural de Tamengos, que está emigrado nos Estados Unidos da América, e que pretende dali fazer um Hotel de “requinte”, “onde possa mostrar aos americanos o que de bom se faz na Bairrada”.

“Conheci toda a família desta casa, quando era funcionário no ‘Pompeu dos Frangos’ e era totalmente fascinado apenas pelo que via do lado de fora”, declarou, ao «Bairrada Informação», Manuel Carvalho, que de visita a Portugal, “levou-nos” ao local que designa de “emblemático”.

E quando viu a casa à venda na internet, “não pensou duas vezes”. “Adquiri a casa em maio do ano passado, sem ter consciência nenhuma do que aqui fazer”, confessou Manuel Carvalho, mostrando-se, contudo, “muito feliz”.

Para este emigrante, o hotel surge porque, na sua opinião, “Anadia necessita de espaços que promovam o turismo local”. “Estamos numa área turística maravilhosa”, disse ainda o empresário em vários ramos de negócio na cidade americana de Mineola, que sabe, que a partir de agora, “as visitas a Portugal serão em maior número”.

Depois da obra feita, o anadiense quer até “trazer os americanos”. “Perguntam-me muitas vezes, no restaurante do qual sou proprietário, que locais visitar em Portugal. Ora, Anadia está num centro com muito para oferecer!”, explica Manuel Carvalho.

A obra, e depois de todos os licenciamentos, terá início “brevemente”. “Vai ser um hotel de luxo com treze quartos, muito chamativo e diferente”, explicou Elisabete Rodrigues, arquiteta reponsável pelos trabalhos que serão feitos no “palacete senhorial” datado de 1906.

“A traça vai ser toda mantida. Vamos utilizar espaços, conforme as necessidades, nos três pisos: rés-do-chão, cave e primeiro andar. Serão mantidas as duas salas de estar (que poderão depois também se15058791_1175621939186810_949796379_nr alugadas para eventos) e haverá ainda, para além dos quartos com casa de banho (duas delas ‘Master Suites’, uma cozinha.  Do lado de fora ficarão os estacionamentos e uma piscina”, continuou Elisabete Rodrigues, que prevê que a inauguração possa acontecer daqui a um ano, precisamente.

“Penso que não é um risco e que é um projeto que se vai subsistir a si próprio, mas que temos consciência que é para um ‘nicho’ de mercado. Ao início a oferta é de dormida com pequeno almoço, mas queremos estabelecer protocolos com restaurantes da região e criar sinergias inovadoras para atrair pessoas”, concluiu Elisabete Rodrigues.

Sandra Oliveira, sobrinha de Manuel Carvalho, será a administradora do empreendimento, que na “abertura dará resposta a seis postos de trabalho”.

Um investimento que Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, aplaude. “Terá importância em termos económicos e turísticos e é um esforço e apoio muito bem-vindos”, declarou a edil, aquando de um jantar de “agradecimento”, por parte dos Bombeiros, a Manuel Carvalho “por uma ação benemérita” que teve para com a corporação.