A 29.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza encerrou em clima de festa no passado sábado, 9 de junho, com a Gala de Entrega de Prémios e a atuação das Claques, no recinto da FESTAME – Feira do Município da Mealhada.

O Pavilhão do Hóquei Clube da Mealhada ficou repleto de alunos, professores, familiares e convidados que estiveram presentes para celebrar o final de mais uma edição das Escolíadas Glicínias Plaza, com a entrega dos prémios a todas as escolas participantes nesta edição, aos vencedores da Finalíssima, às provas mais pontuadas nas sessões, e aos melhores intérpretes de cada Polo em seis categorias – Músico, Apresentador/a, Chefe de Claque, Dança, Teatro e Voz.

As equipas e intérpretes individuais vencedores subiram ao palco para receber os respetivos prémios, entregues por representantes de diversas entidades parceiras presentes, nomeadamente o Centro Comercial Glicínias Plaza (patrocinador principal do evento), a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC-IPC), as autarquias de Mealhada, Moimenta da Beira, Vagos e Cantanhede, e as empresas Skillent e Diário de Coimbra.

A entrega de prémios foi intercalada com a atuação das Claques das Escolas, que ofereceram ao público uma amostra das apresentações realizadas ao longo das sessões, recheadas de energia, cor e criatividade. A prestação das Claques das Escolas foi, aliás, salientada durante a cerimónia pelo Presidente da Associação Escolíadas, Cláudio Pires, ao afirmar que esta “foi a melhor edição de sempre das Escolíadas graças à aposta das Escolas que participam e são incansáveis, e foi sem dúvida a melhor em termos de qualidade e profissionalismo das Claques, o que mostra o esforço e dedicação que as equipas têm feito nesta componente, e estão todos de parabéns por isso”.

As Claques tiveram ainda oportunidade de festejar ao som de duas das músicas oficiais desta edição das Escolíadas Glicínias Plaza durante os concertos do cantor Diogo Piçarra e do DJ Tom Enzy, que atuaram nessa noite no palco principal do FESTAME.

Este momento de festa assinalou o final de um trajeto de longos meses de preparação e ensaios, que se traduziram em doze exibições realizadas nos meses de abril, maio e junho, em seis salas de espetáculo de seis cidades diferentes da região Centro, envolvendo vinte e seis agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios, e três mil e quinhentos alunos e professores em palco. As equipas competiram ao longo das várias sessões em provas de Teatro, Música e/ou Dança, Artes Plásticas, Claques e Cultura Geral.

Participaram nesta edição as seguintes escolas: Associação Diogo Azambuja (Escolas Profissionais de Montemor), Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho – Figueira da Foz, Agrupamento de Escolas de Arganil, Colégio de Albergaria, Escola Secundária de Mealhada, Agrupamento de Escolas de Cantanhede, Instituto Pedro Hispano – Soure, Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis – Coimbra, Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Colégio de Calvão – Vagos, Agrupamento de Escolas José Estêvão – Aveiro, Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, Agrupamento de Escolas de Mira, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento – Aveiro, Escola Secundária de Vagos, Escola Profissional Vasconcellos Lebre – Mealhada, Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira, Aveiro, Escola Secundária de Viriato – Viseu, Escola Secundária de Carregal do Sal, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Escola Secundária de Tondela, Agrupamento de Escolas de Mortágua, Agrupamento de Escolas de Molelos – Tondela, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e Escola Profissional de Carvalhais – S. Pedro do Sul.

 

Lista de prémios:

PRÉMIOS FINALÍSSIMA:

1.º lugar – Colégio de Albergaria

2.º lugar – Agrupamento de Escolas de Mira

3.º lugar – Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão

 

PRÉMIOS PROVAS MAIS PONTUADAS:

POLO I

Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira – Música e/ou Dança

Escola Profissional de Carvalhais e Escola Secundária de Carregal do Sal – Claque (empate)

Escola Secundária de Tondela – Artes Plásticas

Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão – Teatro

POLO II

Escola Secundária de Mealhada – Artes Plásticas | Música e/ou Dança

Colégio de Albergaria – Teatro | Claque

POLO III

Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Música e/ou Dança | Claque

Agrupamento de Escolas de Mira – Teatro | Artes Plásticas

 

PRÉMIOS MELHORES INTÉRPRETES INDIVIDUAIS:

POLO I

Teatro – Mateus Alho, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão

Músico – Luís Figueiredo, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão

Dança – Adriana Ferreira, Escola Secundária de Tondela

Voz – Jacinta Albergaria, Escola Secundária de Carregal do Sal

Apresentador – Daniel Santos, Escola Secundária de Carregal do Sal

Chefe de Claque – Francisca Santos, Escola Secundária de Carregal do Sal

POLO II

Teatro – Clara Mendonça, Colégio de Albergaria

Música – Ricardo Rocha, Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis

Dança – Diogo Calisto, Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis

Voz – Emanuel Pinto, Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis

Apresentador – Ricardo Carreira, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho

Chefe de Claque – João Tomás, Colégio de Albergaria

POLO III

Teatro – Luís Castelhano, Agrupamento de Escolas de Mira

Música – Francisco Parada, Agrupamento de Escolas de Mira

Dança – Carolina Garrido, Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira

Voz – João Ramos, Agrupamento de Escolas de Mira

Apresentador – Francisco Mendes, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento

Chefe de Claque – Sónia Lopes, Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira

Prémio Juventude – Humberto Valente, Colégio de Albergaria