No sábado, dia 9 de junho, realizou-se a entrega dos prémios às equipas vencedoras do evento, bem como às melhores prestações individuais29.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza. O programa aconteceu no dia em que atuaram o cantor Diogo Piçarra e o DJ Tom Enzy, autores de duas das músicas oficiais da edição de 2018 das Escolíadas.

As Escolíadas Glicínias Plaza são um projeto único em Portugal e na Europa, que tem na sua génese um concurso artístico interescolar, direcionado para o ensino secundário.

Este ano, a vigésima nona edição, envolveu três mil e quinhentas pessoas entre alunos e professores, de vinte e seis agrupamentos de escolas, dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu.

A Gala de ontem foi o culminar de um trabalho “de longos meses de preparação e ensaios, que se traduziram em doze exibições, realizadas em seis salas de espetáculo de seis cidades diferentes da região Centro”. As equipas competiram ao longo das várias sessões em provas de Teatro, Música e/ou Dança, Artes Plásticas, Claques e Cultura Geral.

O Colégio de Albergaria foi a escola mais pontuada, ficando à frente do Agrupamento de Escolas de Mira e do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A prestação das escolas foi avaliada por um júri composto por representantes da Direcção Regional da Cultura do Centro, Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e da Juventude e Escola Superior de Educação de Coimbra.

 

Fonte: Escolíadas Glicínias Plaza