A marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão”, que tem também associada a si as sobremesas “casticito” e “cheesecake de leitão”, tem, desde a passada sexta-feira, dois novos elementos: um cocktail “Mealhada elegante”, preparado pela Tás Ca Larica, e uma entrada de “Trouxa de leitão” com damasco e tomate seco, confeccionado pelo Rei dos Leitões.

A concurso estiveram dez propostas finalistas que tinham por base, pelo menos, um dos quatro produtos da marca «Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada».

Concurso_4mmm_144+Sob o olhar atento de um júri – composto por  um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha, um representante do conselho de administração da Associação Maravilhas da Mealhada e um representante da Câmara Municipal de Mealhada – e após uma manhã de preparação, sagraram-se vencedores do concurso “Bebida de Aperitivo e Entrada Maravilhas da Mealhada –  4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” a “Trouxinha de leitão, damasco e tomate seco”, apresentada pelo restaurante Rei dos Leitões, na categoria de entradas, e a “Mealhada elegante” (um cocktail com lima, açúcar, aguardente de cana, espumante Messias bruto e gelo picado), da autoria da Tas Ca Larica, em bebida de aperitivo.Concurso_4mmm_154+

Para além da distinção de “Bebida de Aperitivo” e “Entrada”, os responsáveis pelos novos produtos “Maravilhas” arrecadam um prémio pecuniário de mil e quinhentos euros, que lhes será entregue no decorrer da Gala das “4 Maravilhas”, que se realiza no início do próximo mês de julho.

O júri pontuou não só “a criatividade e inovação”, como também “o sabor e o aroma, a composição e harmonia, a apresentação e o empratamento”. “Um dos aspectos mais relevantes foi o da valorização dos produtos regionais, já que este era um dos objetivos do concurso”, lê-se num comunicado da Câmara da Mealhada.

Recorde-se que a marca “Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal em 2007, dando corpo a um projeto que tem como objetivos a valorização e promoção dos quatro ícones gastronómicos do concelho.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens de Município da Mealhada