Rui Veloso, Calema, Tiago Bettencourt, Meninos da Sacristia, Virgul, Carminho, Richie Campbell, DJ Isabel Figueira e Ana Carolina são os artistas principais que integram o cartaz do certame “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho”, que se realiza de 22 de junho a 1 de julho. O evento foi apresentado, na manhã de 18 de maio, por alguns elementos do executivo da Câmara de Anadia.

O certame da cidade de Anadia conta, em 2018, com duas grandes novidades: a primeira centra-se nas dez freguesias do concelho, onde, diariamente, cada uma terá o seu enfoque com atuações de grupos no Palco 2 e mostras “do que se faz melhor” em cada uma; a segunda novidade prende-se com algumas alterações no figurino do recinto da feira, que embora ainda não tenham sido divulgadas, o objetivo é o “de ter uma grande praça ligada ao espumante e à gastronomia”.

No primeiro dia, 22 de junho, Rui Veloso sobe ao palco principal do evento, onde a freguesia destacada será a de Vilarinho do Bairro; segue-se, a 23 de junho, Calema e a freguesia da Moita; no domingo, 24 de junho, haverá Marchas Populares (“com forte adesão de grupos do concelho de Anadia”) e o destaque vai para a União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro. O dia 25 terá como cabeça de cartaz Tiago Bettencourt e Arcos e Mogofores será a União de Freguesias destacada.

No dia 26 de junho, os Meninos da Sacristia atuam com o convidado Rui Pregal da Cunha (vocalista dos “Heróis do Mar”) e a freguesia é a de Avelãs de Cima; no dia 27 de junho, Virgul sobe ao palco principal e no secundário estarão representantes da União de Freguesias da Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas; no dia 28 de junho, o destaque é de Carminho e da freguesia de São Lourenço do Bairro.

No dia, 29 de junho, estarão Richie Campbell e a “disc-jockey” Isabel Figueira e a freguesia em destaque será a de Vila Nova de Monsarros; e a cantora brasileira Ana Carolina sobe ao palco a 30 de junho, um dia dedicado a Avelãs de Caminho. O encerramento do evento, 1 de julho, será dedicado à freguesia de Sangalhos, não estando previsto nenhum espectáculo noturno, mas “podendo haver uma surpresa durante a tarde”, referiu Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara de Anadia.DSC05294

Com um orçamento de trezentos e cinquenta mil euros, o evento contará com entradas diárias no valor de dois euros, exceptuando a cantora internacional Ana Carolina (a três euros) e o dia das Marchas Populares, que será gratuito. O bilhete geral tem um custo de catorze euros, com cinquenta por cento de desconto para quem seja portador dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.

Teresa Cardoso, presidente da Câmara, referiu que “o orçamento da Feira é igual ao do ano anterior”, admitindo que o sucesso “de todo este investimento depende também muito das condições climatéricas dessa altura”.

 

Mónica Sofia Lopes