Com raízes familiares no concelho de Anadia, onde passou toda a sua infância, João Moreira, um dos criadores da personagem “Homem do Bussaco”, esteve, ontem, no município da Mealhada para plantar uma árvore na Mata Nacional que deu nome a um dos seus “bonecos”. Bruno Aleixo, Busto, Renato ou Homem do Bussaco são as personagens criadas, há uma década, para um canal de youtube que conta, hoje, com milhares de visualizações em cada “sketch”.

Foi há precisamente dez anos que João Moreira (de Coimbra), Pedro Santo e João Pombeiro (os dois últimos de Leiria) escreveram um guião “com conselhos”, cujo destino seria para um programa de Fernando Alvim, que acabou por não acontecer. “Apesar disso, desenvolvemos ainda mais os conselhos e publicámos no ‘youtube’”, disse ontem, dia 16 de maio, ao «Bairrada Informação», João Moreira, confessando que o “boneco”, peludo e baixinho de nome Bruno Aleixo, “funcionou!”.

E funcionou tão bem que as suas expressões e sotaque “partiram” de um canal de youtube para programas de humor televisivos como SIC Radical ou RTP. Podendo, desde o ano passado, ser ouvido às segundas e quartas-feiras, na Antena 3, no programa Aleixo FM. “Em junho será estreado um programa com vídeos sobre o mundial de futebol a serem publicados no site da RTP e Antena 3”, explicou-nos ainda João Moreira.

Com trinta e sete anos e todas as raízes familiares em Vilarinho do Bairro, concelho de Anadia, é a partir desta zona bairradina que “nasce” o “Homem do Bussaco”. “Esta Mata faz parte do imaginário de quem reside nesta região, a partir daí foi fácil criar uma personagem, de grande dimensão, para ser coadjuvante do Bruno Aleixo”, explicou ainda.

E, por isso, ter aceite o convite para plantar uma árvore numa Mata onde “nasceu” uma das personagens que ajudou a criar, e à qual dá voz, considera ser um “motivo nobre”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A recebê-lo estiveram alguns fãs, jornalistas e António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco, que, como habitualmente, relembrou “o espaço onde aconteceu a plantação”, um monumento nacional que percorre agora “o caminho a Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)”. “Estamos já na lista indicativa e depois desta classificação não temos dúvidas do aumento exponencial dos números de visitação”, referiu, exemplificando o caso de Sintra, cuja subida atingiu os “trezentos por cento”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de José Moura