Se havia dúvidas quanto ao apoio da população de Anadia à candidatura do Município a Cidade Europeia do Desporto, em 2020, na manhã de 6 de maio, ficaram todas dissipadas, onde, entre muitas atividades, foi construído um logótipo humano com o símbolo da causa. Nessa altura, os números ainda não eram oficiais, mas apontavam para que mais de três mil pessoas tivessem feito parte deste momento.

Aurora Cunha (atletismo), João Tomás (futebol), João Rôlo (motociclismo), Orlando Simões (basquetebol), Rui Rodrigues (rugby), Simão Neves (squash), André Santos e Tiago Santos (kickboxing) são alguns dos embaixadores da candidatura, muitos deles presentes, ontem, no “Manifesto de Apoio”.

A eles juntaram-se dirigentes, atletas e familiares de diversas entidades desportivas e associativas do concelho de Anadia. “Foi uma experiência muito boa e representou o quanto a população acredita no potencial desta cidade”, disse-nos, no final da “construção” do logótipo, Inês Duarte, do Moita Rugby Clube da Bairrada, acrescentando ainda “também acreditar no resultado vitorioso desta candidatura”.

Do Ginásio Cross Company falámos com Filipa Mesquita e Cláudia Santos. “Esta é a oportunidade que todos temos de ajudar Anadia a subir mais alto”, afirmaram, ao «Bairrada Informação», elogiando a iniciativa que apelidaram de “inovadora”.

Para a organização, e segundo um comunicado da Câmara Municipal, o momento de ontem tratou-se “de uma manifestação coletiva de união, de força e de entusiasmo em torno dos grandes sonhos e projetos para o concelho”.

Assumida pelo Município, “a candidatura viu já o seu interesse reconhecido à escala regional, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo Turismo do Centro, sendo, aliás, a única candidatura apresentada por um município da região Centro”. Recorde-se que a primeira etapa do procedimento aconteceu em fevereiro de 2017, com a submissão, pelo Município, da carta de intenção de candidatura a Cidade Europeia do Desporto em 2020, condição que já foi aceite pela organização. O processo está agora a decorrer e terá de ser entregue até novembro de 2018.

Ontem depois de “desenharem” o logótipo humano, os participantes fizeram “uma caminhada até ao centro da cidade, onde, na Praça do Município, em frente aos Paços do Concelho” foi também apresentado, publicamente, o hino da candidatura.

 

Mónica Sofia Lopes