O Lions Clube de Mealhada festeja o seu décimo segundo aniversário no próximo dia 5 de maio, sábado, no empreendimento turístico Quinta dos Três Pinheiros, em Sernadelo, no concelho da Mealhada, com um jantar comemorativo. Na ocasião serão entregues os galardões “Personalidade do Ano 2017” e “Instituição do Ano 2017” que, este ano, vão para o escritor António Breda de Carvalho e para a Associação de Carnaval da Bairrada, respectivamente.

Em comunicado de imprensa, Isabel Moreira, presidente do Lions Clube de Mealhada, garante que “com a atribuição do galardão Personalidade do Ano a António Breda de Carvalho não estamos só a reconhecer um escritor premiado, mas também um autor que tem contribuído para uma maior divulgação do património do concelho, com a publicação de obras como ‘O Bussaco na Literatura’ e a monografia ‘Mealhada – a escrita do tempo’”.

Já sobre o galardão à Associação de Carnaval da Bairrada, a também presidente do Conselho Nacional de Governadores enaltece ser esta “uma homenagem ao próprio Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada e à dedicação e esforço dos seus organizadores e participantes, numa tradição enraizada na cultura popular do município”.

Os galardões – que foram aprovados, por unanimidade, em assembleia-geral do Clube – pretendem “homenagear o cidadão e instituição que, em cada ano, se tenham distinguido em qualquer área de serviço prestado, desinteressadamente à comunidade mealhadense, circunscrita à área geográfica de atuação do clube”. No fundo, pretende distinguir “aqueles” que contribuíram “para um maior bem-estar social, material, moral e cultural”, neste caso, da comunidade mealhadense.

Este gesto de reconhecimento por parte do Clube acontece desde 2008 tendo sido já várias as figuras e associações homenageadas.

O jantar de aniversário e de entrega dos Galardões, no próximo dia 5 de maio, será aberto à comunidade em geral, bastando para isso fazer a sua inscrição através do correio electrónico lionsclubemealhada@gmail.com e/ou diretamente nos Três Pinheiros, através do número de telefone 231 202 399.

 

Mónica Sofia Lopes