O Espaço Inovação Mealhada (AIM) assinalou, esta tarde (dia 2 de maio), dois anos de atividade, reunindo entidades utilizadoras, colaboradores e outros convidados num pequeno convívio.

O EIM é um projeto sem objetivos financeiros. É um equipamento multifuncional, aberto à comunidade, de acolhimento gratuito de ideias e projetos inovadores com impacto no desenvolvimento económico da região, que valorizem a tradição, a identidade e os recursos locais.  Começou, em 2016, a acolher projetos (oito inicialmente) e a estabelecer as primeiras parcerias, disponibilizando dez gabinetes com mobiliário (um deles com oito posto de trabalho), serviço de receção, recolha e distribuição de correio, água, eletricidade, internet e acesso a um conjunto de espaços de uso comum, entre os quais uma sala de reuniões, uma sala de formação/auditório e uma sala multifuncional.

Ao longo destes quase dois anos tem permitido que os seus utilizadores não suportem custos de instalação em fases embrionárias e decisivas para o arranque dos seus projetos, possibilitando a canalização dos investimentos para as suas atividades e reduzindo os riscos a eles associados. A par da alavancagem à criação de projetos empresariais, o EIM acompanhou o processo de internacionalização de cinco das empresas. Os quarenta e cinco postos de trabalho existentes atualmente são o dobro dos postos existentes inicialmente. A maioria dos utilizadores é licenciada, tem dos trinta e cinco aos quarenta e cinco anos e mais de metade provém do concelho da Mealhada. Seguem-se Coimbra, Anadia, Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis.

espinov9Já deram entrada neste espaço trinta candidaturas, merecendo acolhimento vinte e cinco. Atualmente usufruem do espaço quinze, entre as quais a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), no âmbito de uma parceria estratégica de proximidade com o tecido empresarial da Bairrada e Aguieira. A ACIBA agrega associados de três municípios (Mealhada, Mortágua e Penacova) e integra a rede de gabinetes de inserção profissional (GIP) do Instituto de Emprego e Formação Profissional, assumindo um papel importante na procura ativa de emprego e promoção do empreendedorismo.

Entre outras iniciativas, O EIM tem levado a cabo, nos espaços de uso comum, sessões de divulgação e esclarecimento, conferências, seminários e oficinas, tendo, em 2017, registado trezentas e trinta e quatro utilizações. Desde a sua abertura já acolheu trinta e quatro eventos, num total de oitocentos participantes.

Novo período de candidaturas já está a decorrer

Este mês de maio de 2018 são quatro as entidades que completam o limite máximo de permanência nas salas de trabalho (vinte e quatro meses), sendo as primeiras a abandonar este espaço, desde que entrou em funcionamento. A saída destas entidades dará lugar à entrada de mais utilizadores. O EIM está a aceitar candidaturas, pelo que os interessados encontram no site http://espacoinovacao.cm-mealhada.pt/ todas as informações necessárias para a sua formalização, assim como o respetivo formulário.

 

Fonte: Município da Mealhada