O Parque Urbano do Rio Diz, na cidade da Guarda, foi uma vez mais palco da Feira Ibérica de Turismo, que inaugurou este sábado. O evento, que se realiza até terça-feira, dia 1 de maio, contou com a participação do Município da Mealhada, que levou consigo o leitão do “Castiço” e o samba de Casal Comba com a Real Imperatriz.

Muitos stands, expositores e espetáculos. Na FIT tudo é novidade com os concelhos de todo o país a mostrarem e a oferecerem o que têm de melhor! Ali, vê-se o Portugal mais escondido e fala-se dos pontos fortes de cada lugar.

DSC05201O Município da Mealhada marcou presença mais uma vez e, tal como acontece em outros eventos do género, a sua presença não passa despercebida, principalmente quando o assunto é o Bussaco e as sessões de degustação contam com a presença do leitão acompanhado do vinho espumante. “Sou da Guarda, mas vivi muitos anos em Anadia, onde trabalhei. Os meus domingos eram todos passados no Bussaco, com a família a fazer piqueniques. Ainda hoje quando passo na Bairrada, paro sempre para comer leitão”, disse, ao «Bairrada Informação», um “turista” local, que aproveitou para provar também os caramujos do Luso e a diversa pastelaria da Docealhada, sempre ladeados pela água do Luso.

DSC05217A atuação da escola de samba de Casal Comba, Real Imperatriz, foi um dos pontos alto do dia da inauguração do certame, que levou à Feira Ibérica uma mostra do que se faz no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, na cidade da Mealhada. Durante o desfile não havia quem não tirasse do bolso o telemóvel e/ou a carteira a máquina.

Do restaurante Castiço, da Mealhada, só no primeiro dia foram quinze leitões. Chegada a hora do jantar o leitão e o espumante da Mealhada não são indiferentes na escolha do local para a refeição, com o stand da Mealhada a ser o mais “requisitado”.

FIT 2018 | 28 de abril a 1 de maio

Situada no centro/norte de Portugal e junto à principal ligação fronteiriça rodoviária e ferroviária dos dois países, a cidade da Guarda pretende potenciar cada vez mais a ligação social, comercial e estratégica entre Portugal e Espanha.

A Feira Ibérica de Turismo tem sido um evento chave dessa cooperação e em 2018 terá a sua quinta edição, sendo atualmente o mais importante certame dedicado ao turismo numa perspetiva ibérica, recebendo expositores de toda a península. Como plataforma transfronteiriça no panorama nacional e ibérico dos eventos ligados ao Turismo, a FIT é uma oportunidade singular de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta vasta e riquíssima região. Os seus principais objetivos assentam no fomento do intercâmbio estratégico e económico transfronteiriço, no estímulo ao relacionamento comercial entre ambos os países e, consequentemente, no desenvolvimento das regiões.

Empresários e investidores encontram na FIT um momento privilegiado para contactos, troca de informações e desenvolvimento de parcerias. Operadores e agentes do setor do Turismo de Portugal e de Espanha terão novamente na FIT 2018 a oportunidade de apresentar e promover os seus produtos, serviços e recursos. Para além da sua vertente profissional e de negócios, a FIT é também destinada ao público em geral, apresentando um programa de animação diverso, dos espetáculos musicais às atividades desportivas e de lazer.

 

Fonte: http://fit.mun-guarda.pt/