A Câmara Municipal de Anadia apresentou, no passado dia 19 de abril, no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), “Leituras sem Idade”, um projeto de estimulação cognitiva a partir da leitura, destinado a idosos.

No âmbito da 5.ª Semana da Intervenção Social, promovida pelo ISSSP, a Câmara de Anadia foi convidada a participar nesta mostra de projetos de intervenção social, partilhando o “Leituras sem Idade” no painel “Novos desafios da Intervenção social”.

O projeto é desenvolvido, desde 2010, pela Biblioteca Municipal de Anadia (BMA), e mereceu, no final de 2014, a certificação “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”, no âmbito do Projeto MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal. Tem como público-alvo os utentes seniores das instituições particulares de solidariedade social do concelho de Anadia, e pretende criar contextos de comunicação e de expressão oral, corporal e musical para os idosos.

Valorizar e dignificar as suas histórias de vida, dando espaço e voz aos seniores que estão institucionalizados, é o trabalho que a BMA tem vindo a desenvolver nas sessões mensais que realiza com cada grupo.

A transformação social operada por este projeto, que abrange cerca de 300 utentes, passa por dar palco e um verdadeiro protagonismo aos idosos, contrariando o isolamento emocional e a exclusão social de que muitos padecem, fomentando a sua autoestima, e favorecendo o relacionamento interpares.

 

Fonte: Município de Anadia