O que é, afinal, a tão famosa e indesejada celulite?

Também chamada de lipodistrofia ginóide, a celulite é uma condição dos tecidos subcutâneos (que se encontram imediatamente abaixo da pele) que altera o padrão normal da superfície da pele, provocando um aspecto conhecido como “casca de laranja”, com irregularidades inestéticas, surgindo mais frequentemente nas regiões de coxas e glúteos. É originada pela acumulação de água, gordura e/ou toxinas nas células, fazendo com que estas fiquem cheias, provocando os tais “desníveis” na pele, associada a alterações da microcirculação e deficiências na drenagem linfática.

A celulite é classificada por graus, consoante a sua aparência e sintomas associados, podendo chegar a ser dolorosa. Afecta maioritariamente mulheres, devido à composição corporal e à produção hormonal e, apesar de muitas vezes estar associada ao excesso de peso, esta associação não é regra, uma vez que há muitas mulheres que estão no seu peso normal ou até abaixo dele, e têm celulite!

 

Como é que a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar a reduzir a celulite?

A acupunctura melhora a circulação sanguínea e linfática, estimula a vascularização dos tecidos e tonificação dos músculos e da pele, tornando-os mais firmes. Podemos aplicar acupunctura em pontos distantes para estímulo do metabolismo, bem como localmente nas zonas críticas, recorrendo a técnicas específicas adicionais, como a ventosaterapia que ajuda a “quebrar” as ligações destas indesejadas substâncias, tornando mais fácil de as eliminar depois, por meio de eletroadipólise, uma técnica que combina a acupunctura com electroestimulação, aplicada sob a superfície da pele nas regiões críticas. Esta técnica vai originar efeito de calor para melhor drenagem e obrigar o corpo a trazer a estas regiões as substâncias que estimulam a regeneração celular.

Os resultados são, normalmente, bastante animadores, e a sua rapidez de eficácia varia consoante vários factores: idade, tabagismo, estilo de vida, alterações metabólicas, etc.

Como em qualquer tratamento lipolítico (para redução de gorduras), é fundamental manter um estilo de vida saudável com exercício físico ou caminhadas e alimentação adequada, por isso a visita a um Nutricionista é também fundamental!

 

Paula Gradim

Especialista de Medicina Chinesa