Os representantes dos municípios que integram o Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) assinaram, na manhã da passada segunda-feira, dia 16 de abril, o manifesto de apoio à candidatura “Anadia 2020 – Cidade Europeia do Desporto”.

Recorde-se que o Município de Anadia está, durante todo este ano, empenhado na candidatura, à qual concorre com os concelhos de Penafiel e Odivelas.

Já no início deste mês, o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto de Portugal, Nuno Santos, visitou o concelho e em jeito de balanço mostrou-se “surpreendido pela quantidade e qualidade dos espaços desportivos”, sublinhando que “Anadia está no bom caminho para conseguir o objetivo”.

30167570_954263698081543_3705937574559287539_oDepois das assinaturas recolhidas ontem, na CIRA, o Município prepara, para o próximo dia 6 de maio, um Manifesto de Apoio que envolverá a população e onde está prevista a realização de um logótipo humano. A participação é gratuita e dá ainda direito a uma bandana.

Este que será um evento promocional contempla três iniciativas: encenação do logo humano “Anadia 2020”; caminhada desde o Pavilhão de Desportos até ao centro de Anadia; e um momento de animação lúdico-desportiva, com promoção do slogan “All Together Now!”.

O envolvimento da comunidade nesta candidatura parece, aliás, estar na base do que os seus promotores pretendem, a par com a identificação “das debilidades e constrangimentos para metodicamente as mitigar ou superar”; sensibilização “dos centros de saber e do conhecimento para estudar e difundir informação sobre a realidade desportiva local”; criar “novas formas de abordagem e resolução dos problemas”; colocar “o acento tónico na generalização do desporto, investindo a sério na comunidade escolar e nos mais jovens”; e chamar “ao processo as entidades tutelares do desporto, envolvendo-as num compromisso de atribuir a esta candidatura a condição de desígnio nacional”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias: Facebook “Município de Anadia”