A “Mesa da Bairrada ao Mondego” é uma das quarenta e nove pré-finalistas das “7 Maravilhas à Mesa”.

A descrição ao pormenor de cada “produto” desta mesa pode ser visto em http://7maravilhas.pt/portfolio-items/mesa-da-bairrada-ao-mondego/?portfolioCats=92

A lista das pré-finalistas, divulgada no passado dia 7 de abril, chegou até aqui depois de uma avaliação, por votação secreta, de um painel de setenta e sete especialistas e “auditada pela empresa de auditoria PwC (PricewaterhouseCoopers & Associados – S.R.O.C. Lda)”.

“As quarenta e nove pré-finalistas são apresentadas para votação pública a partir de 21 de julho de 2018, ao longo de sete galas em semanas consecutivas na RTP1, com sete MESAS pré-finalistas em cada gala. A votação é realizada por IVR (custo de cada chamada 0,60 euros acrescido de IVA) e serão apuradas as MESAS com mais votos contabilizados”, lê-se no regulamento do concurso, que acrescenta: “São sete semanas de votação, em que participam as quarenta e nove MESAS mais votadas pelo painel de especialistas”.

A lista das catorze finalistas fica apurada e é tornada pública a 2 de setembro.

Descrição da “Mesa da Bairrada ao Mondego”

A “MESA DA BAIRRADA AO MONDEGO” destaca os recursos endógenos e as potencialidades do território. A Bairrada distingue-se pela forte produção vitivinícola, onde ressalta o Espumante e o Vinho Tinto da autóctone casta Baga, que representam a inquestionável qualidade dos vinhos e espumantes DOC Bairrada. Também afamado é o Leitão Assado da Bairrada, uma das 7 maravilhas gastronómicas cujo segredo reside na escolha das raças utilizadas, na sua preparação e assadura.

O Arroz de Lampreia é também uma das iguarias de destaque da mesa, confecionado com o arroz carolino-IGP, produzido nos arrozais do Baixo Mondego. O Rio Mondego e a Costa Atlântica oferecem a degustação de petiscos de água que cada época oferece, como: o peixe do rio e enguias fritas, a sardinha, o carapau e o camarão da Costa, acompanhados por produtos da terra (ex:grelos) e temperados com o sal das salinas da Figueira da Foz.

O roteiro turístico inclui o património do Castelo e Vila de Montemor-o-Velho, a maior fortificação do Mondego e experiências únicas vivenciadas na descoberta surpreendente do Luso/Buçaco envolvendo a Mata Nacional, o Palace Real, o Museu Militar, a Via Sacra e Termas, aliando natureza e história.

 

Fonte: http://7maravilhas.pt/