É já no próximo sábado, dia 14 de abril, que se realiza o 9.º Encontro com a Educação, o fórum anual que, habitualmente, traz à Mealhada docentes e comunidade educativa para pensar, partilhar e divulgar as melhores estratégias educativas. Este ano, e segundo o «Bairrada Informação» conseguiu apurar, as inscrições atingem cerca de trezentos participantes.

“Educação e família” é o tema do Encontro com a Educação, marcado para 14 de abril no Cineteatro Messias. Como nas anteriores edições, o fórum conta com a participação de reputados académicos que abordarão este binómio numa perspetiva de parceria e complementaridade. (ver programa mais abaixo)

Com as intervenções propostas, o Encontro com Educação propõe-se ajudar os pais e encarregados de educação a ultrapassar determinados obstáculos e conseguir o envolvimento destes com a comunidade educativa apoiando-a. A Educação deve começar na família e a escola deve ser o local onde essa educação é cimentada. Com conhecimento, com cooperação, com amizade e brincadeiras. Este trabalho de formar crianças e jovens capazes, felizes, íntegros e cidadãos plenos é uma tarefa conjunta que resulta da união de esforços de pais e professores. E esta união só será real se houver diálogo, partilha de objetivos e colaboração genuína.

“Na Mealhada procuramos esta proximidade com a escola e os pais e congratulamo-nos com os êxitos dos nossos jovens que são também das nossas famílias e do nosso Município. Acreditamos que deste fórum – que conta com a presença de prestigiados académicos – sairão ideias, experiências e até propostas para que esta relação entre a Educação e Família seja, cada vez mais, uma realidade”, sublinha Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

O Encontro com a Educação é uma formação creditada e a inscrição no fórum pode ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição (http://goo.gl/forms/9nSzpaAntSVYiDzZ2 ) e posterior envio para o correio eletrónico educacao@cm-mealhada.pt ou entrega direta nos serviços do setor de educação. A inscrição poderá ser efetuada em duas modalidades diferentes, de forma gratuita (sem almoço) e sob o pagamento de dez euros, caso pretendam usufruir do almoço.

 

PROGRAMA

 

14 de abril 2018 | Cineteatro Messias

9 horas | Abertura do secretariado

9h 30m | Sessão de abertura

10 horas | Conferência de abertura

Jorge Manuel Ascensão (Presidente do conselho executivo da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais)

Paulo Cardoso (Membro do conselho executivo da CONFAP)

 

10h 30m | Pausa para café

11 horas | “Vamos promover a construção de pontes entre a escola e a família”

Graça Simões (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel de Carreira – Leiria)

 

12 horas | Debate

 

Almoço

 

14h 30m | “A importância do brincar e ser ativo na escola, na família e na comunidade”

Carlos Neto (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Departamento de Desporto e Saúde – Laboratório de Comportamento Motor)

 

16 horas | “Escola e Família: Uma parceria necessária”

Pedro Silva (Instituto Politécnico de Leiria)

 

 

Imagem: moritz320 (pixabay.com)