A visita pastoral do Bispo de Coimbra às Paróquias da Mealhada, Casal Comba e Vacariça está a ser muito aguardada pelas populações. Para os fiéis, para além de um momento de partilha, é uma “saída” de Virgílio do Nascimento Antunes “da sua zona de conforto” para um programa intenso, a decorrer de 13 a 22 de abril.

“Partilhar o que somos para sermos o que Deus quiser!” é o lema desta visita do Bispo de Coimbra, que tem início já na próxima sexta-feira, dia 13. E a sua chegada começa na Capela de São Sebastião, situada no centro da cidade, a mais antiga da Mealhada e que remonta ao século XVII, pelas 10h 30m. Segue-se uma visita às entidades oficiais da cidade, nomeadamente, Câmara, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros.

No mesmo dia, mas à tarde, pelas 17h 30m decorrerá uma “sessão solene” na Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, com a mesa administrativa e irmãos, seguida de encontro com os técnicos e colaboradores da instituição. Pelas 19h 30m haverá encontro com autarcas municipais e locais, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No sábado, dia 14, a manhã começa com visitas a habitações nas três Paróquias cujos seus residentes estejam doentes e/ou acamados, seguindo-se uma passagem pelo Centro de Santo Amaro, em Casal Comba, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Anadia.

No domingo, 15 de Abril, a Eucaristia Solene acontecerá na Vacariça e em Casal Comba, às 9h 30m e 11h 30m, respetivamente. Pelas 13 horas decorrerá um encontro com conselhos económicos e uma visita às Caves Messias.

No dia 19, quinta-feira, o destino será as instituições educativas da cidade e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre. Pelas 15 horas decorrerá, em Casal Comba, “uma celebração da Unção dos Enfermos” para as três paróquias, onde será procurado reunir “todas as pessoas que estejam doentes, seja fisicamente e/ou psicologicamente”.

No dia seguinte, decorrerão visitas à Sociedade das Águas de Luso, bem como à sede da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), que se encontra alojada no Espaço Inovação. No mesmo dia, mas às 16h 30m, realiza-se uma “Missa dos Avós”, na Capela de Sant’Ana.

No fim-de-semana dos dias 21 e 22 de abril, os pontos altos serão, no sábado, um sarau cultural, no Cineteatro Messias, com associações das três Paróquias, a ter início às 21h 30m. No domingo, haverá um cortejo do “Largo das Pedrinhas”, na Mealhada, até à Igreja Paroquial de Sant’Ana, onde decorrerá a Eucaristia de encerramento. O “encontro” termina com um almoço partilhado nos Bombeiros da Mealhada, “onde cada um levará o que conseguir”.

“No fundo será um momento de se poder partilhar angústias e vivências das pessoas da nossas Paróquias com o senhor Bispo”, explicou, na conferência de imprensa de apresentação do programa, Ana Paula, reconhecendo ser este “um acontecimento de graça para os fiéis”.

“Ao vir até nós, saindo da sua ‘zona de conforto’, está a fazer com que não haja barreiras e a desempenhar o papel de Jesus, missionário, ‘obrigando-nos’ a sê-lo também”, acrescentou ainda a representante da Paróquia da Mealhada.

Nuno Canilho, membro da mesma Paróquia, corroborou da ideia, garantindo que esta visita “não é feita pela hierarquia da Igreja, mas por pessoas reais e onde há de facto a preocupação do senhor Bispo em estar com as pessoas”. “Abrimos a nossa casa, de portas escancaradas, para lhe mostrarmos o que temos de bom, mas também as nossas fragilidades”, concluiu.

 

Mónica Sofia Lopes