Os moinhos de água do Lograssol e Santa Cristina e o Rabino na Lameira de São Geraldo estão, desde hoje e até ao próximo domingo, dia 8 de abril, em “plena atividade” e abertos, gratuitamente, a quem se quiser juntar ao programa comemorativo.

“Voltar a ver a mó a girar, ouvir as explicações do moleiro Armindo Lopes, ver e provar o pão acabado de sair do forno” são algumas das propostas para as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, que se assinala amanhã, dia 7 de abril.

Hoje, pelas 10 horas, no Moinho de Santa Cristina haverá moagem de cereais com o antigo moleiro Armindo Vieira Lopes; cozedura de pão pela Escola Profissional da Mealhada; “Uma aventura pelo moinho” representada pelo Grupo Cénico da localidade e dirigida às crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo; realização da oficina “O Moinho que é mealheiro”; e jogos tradicionais reutilizando materiais. O local terá uma Tasquinha do Grupo Cénico de Santa Cristina.

Com início à mesma hora, mas no Parque dos Moinhos do Lograssol, estará também acontecer a cozedura do pão por parte da Profissional da Mealhada; oficina de memória dirigida à população sénior; realização da oficina “O Moinho que é mealheiro”; e jogos tradicionais reutilizando materiais.

Pelas 14 horas haverá outra oficina de memória; um jogo sobre hábitos alimentares promovido pela Unidade de Cuidados na Comunidade Bairradina; e ainda promoção do projeto “O Coração é a Razão” do Hospital Misericórdia da Mealhada.0455

Amanhã, dia 7 de abril,  partir das 10 horas, o programa nos Moinhos de Santa Cristina é idêntico ao de hoje, com acréscimo de cozedura do bolo da Páscoa por parte da EPVL e vários momentos promovidos pelo Grupo Cénico de Santa Cristina.

Nos Moinhos do Lograssol o programa mantém-se igual, estando no local uma Tasquinha da Associação Recreativa e Cultural dos Amigos do Pego “com negalhos, chanfana e outras iguarias”.

Já no domingo, dia 8 de abril, o Moinho de Santa Cristina volta ao programa de sábado de manhã, sendo que, pelas 12 horas, haverá um certame de sopas e petiscos, continuando as actividades durante a tarde.

Nos Moinhos do Lograssol, a partir das 9h 30m, terá início uma caminhada intitulada na “Rota dos Moinhos”, que apesar de gratuita, está sujeita a inscrições devido ao transporte dos participantes para o ponto de partida, no Bussaco. Inscrições que devem ser feitas através do correio electrónico educacao@cm-mealhada.pt e/ou do número de telefone 231 200 980 com as extensões 225 e 226.

No mesmo local, pelas 10 horas, haverá um “Mercadinho” com artesanato, produtos biológicos, doçaria, etc., promovido pela Living Place.

Durante o fim-de-semana, e no Moinho do Rabino, na Lameira de São Geraldo, decorrerão visitas feitas pelo Centro Cultural Lameirense.

Com esta iniciativa, lê-se em comunicado, o Município da Mealhada pretende “chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e cordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias da Câmara da Mealhada de edições anteriores