Jorge Semedo é o vencedor da quarta edição do Prémio Joaquim Andrade – Ser+, da Delegação no concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa. A revelação foi feita há uma semana, aguardando-se agora a entrega do galardão numa cerimónia, que acontece no próximo dia 14 de abril.

“Com muitos anos de serviço na nossa delegação é a personificação do que deve ser o voluntariado. É um exemplo para todos os que o conhecem. É o anfitrião natural para todos os voluntários que chegam pela primeira vez à Delegação e o elemento aglutinador entre os novos e os que já estão connosco há mais tempo”, dizem os responsáveis pela Delegação na Mealhada da Cruz Vermelha, garantindo ainda que “todos lhe reconhecem valor”. “Um valor que, por vezes, ele próprio nega!”, acrescentam.

“É, neste momento, o exemplo maior para todos os voluntários no ativo da Delegação acerca do que é o voluntariado, o trabalho e a entrega em prol do outro”, enfatiza Hélia Beatriz Branco, responsável pela área de marketing e comunicação da Delegação.

Este prémio, recorde-se, é instituído pela Cruz Vermelha Portuguesa da Mealhada e visa distinguir anualmente uma pessoa ou instituição, que se tenha destacado no voluntariado do município, no último ou últimos anos.

Depois de Joaquim Andrade, a título póstumo, seguiu-se Nuno Canilho, Júlio Penetra e agora Jorge Semedo, que será, oficialmente, distinguido na noite do dia 14 de abril, numa Gala da Delegação, que se realiza na Adega Rama, no Carqueijo.

Antes de se chegar até aqui, o mês de fevereiro foi dedicado à aceitação de propostas, onde qualquer pessoa poderia sugerir um nome. “Foram apresentadas sete candidaturas, mas quatro não cumpriam os requisitos do regulamento. Assim sendo, foram a reunião do painel de jurados apenas três”, declarou, ao «Bairrada Informação», Vítor Glória Soares, presidente da Delegação.

E a decisão foi votado por uma painel de jurados constituído por representantes da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia da Pampilhosa, pelo presidente da Cruz Vermelha na Mealhada e o responsável pela área social da mesma entidade e ainda uma instituição ou personalidade do concelho da Mealhada na área social, convidada especialmente para o efeito e com rotatividade anual, que, este ano, coube ao Padre Rodolfo Leite, Pároco da Mealhada.

 

Mónica Sofia Lopes