Tem trinta e nove anos, chama-se Pedro Carvalho e foi, na noite do passado domingo, eleito presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia. O ato eleitoral, que contou com outra lista a votação – liderada por Arménio Cêrca – ficou marcado pela forte adesão às urnas por parte dos sócios.

Trezentos e sessenta e dois sócios ditaram que cento e oitenta e oito votos fossem direcionados para a lista de Pedro Carvalho e cento e sessenta e nove para a de Arménio Cêrca. Registaram-se ainda quatro votos nulos e um em branco. “Houve uma forte adesão, tendo em conta outros atos eleitorais, em que só havia uma lista e onde apenas costumavam ir votar vinte, trinta pessoas…”, disse, ao «Bairrada Informação», na tarde de ontem, o recém eleito presidente.

E o facto de haver duas listas a votação, segundo Pedro Carvalho, “significou logo, à partida, uma mudança no paradigma, naquilo que costumava acontecer…”. “Trabalhámos com calma, apresentámos publicamente a candidatura em janeiro e fizemos um grande trabalho nas redes sociais e nos meios de comunicação”, acrescentou.

Bombeiro voluntário, precisamente na corporação de Anadia, durante dez anos, e de onde saiu por motivos profissionais, Pedro Carvalho garante “conhecer as preocupações do corpo ativo, até porque já fiz parte dele”. “Vou querer que tenham sempre conhecimento da gestão do trabalho que vai sendo feito pela direção, por uma questão de motivação, de união e de paz!”, confessa.

O recém eleito e toda a sua equipa tomarão posse, ao que tudo indica, durante o próximo mês. “Há muito trabalho a fazer, nomeadamente, na angariação de novos sócios. Para além disso, queremos dar benefícios aos novos, mas também aos já existentes, por exemplo, com parcerias com seguradoras e clínicas, que já se mostraram interessadas nisso”, explicou, ao nosso jornal, garantindo que os Bombeiros são “uma marca, que não pode nunca estar adormecida….”.

Para além disso, Pedro Carvalho, quer que a mudança dos Bombeiros para o renovado quartel, inaugurado na semana passada, seja feita “o quanto antes”. “Quero vê-los bem!”, referiu, afirmando, contudo, que “venceu a lista que eles queriam, mas que agora é preciso trabalhar para melhorar e evoluir com responsabilidade pela Associação que representam”.

Consigo na direção, Pedro Carvalho conta na vice-presidência com Carlos Cavaleiro e Maria Baptista; António Gomes e Jaime dos Santos são primeiro e segundo secretários, respectivamente; Isabel da Silva é a tesoureira; e os vogais são Luís Pintado, Carlos Correia e Abel Ferreira.

António Trindade e Silva lidera a mesa da assembleia-geral, órgão que tem como vice-presidente Amílcar Oliveira. Para o cargo de secretários foram eleitos Daniel Meira, Alfredo da Costa e Francisco de Amorim.

António Rodrigues preside o conselho fiscal, tendo Manuel Fernandes como vice-presidente e secretario-relator Teresa Lopo. No conselho geral a lista é constituída, por obrigatoriedade dos estatutos, por trinta pessoas.

 

Mónica Sofia Lopes